A Google continua a revelar aumento de receitas mesmo sem a apresentação de notícias nos seus resultados

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O impacto da ausência de conteúdo de imprensa nos resultados de pesquisa da Google é nulo, quando o assunto são as receitas.

Um estudo levado a cabo pela Google, realizado durante vários meses em oito países europeus, concluiu que a ausência de conteúdo jornalístico nos seus resultados de pesquisa não tem um impacto significativo na receita de publicidade da empresa. O teste, que foi realizado entre meados de novembro a janeiro, envolveu 1% dos utilizadores em países como Bélgica, Croácia, Dinamarca, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia e Espanha. O objetivo era avaliar os efeitos da remoção do conteúdo de imprensa na utilização do motor de pesquisa e na obtenção de receita.

De acordo com os resultados do estudo, a utilização da Google diminuiu ligeiramente, cerca de 0,8%. Contudo, a receita proveniente da publicidade mantive-se inalterada. Paul Liu, investigador principal da Google, afirmou que as consultas perdidas durante o teste estavam relacionadas com pesquisas que geravam pouca ou nenhuma receita publicitária. Ou seja, a remoção de conteúdo da imprensa não afetou substancialmente as pesquisas mais frequentes, como aquelas relacionadas com previsões meteorológicas ou reservas de voos, para as quais a Google continua a ser uma ferramenta amplamente consultada.

O estudo revela ainda que, em termos de publicidade, a ausência de conteúdos jornalísticos não parece ter um impacto considerável para a Google, pelo menos no que diz respeito às pesquisas mais comuns. No entanto, a discussão sobre a preservação da presença da imprensa nos motores de pesquisa continua, dado o seu papel fundamental no acesso à informação e na manutenção da diversidade de conteúdos na Internet.

Este teste é uma amostra do que poderá ser uma mudança mais ampla nas relações entre as plataformas digitais e a indústria da comunicação. À medida que os governos e organizações da imprensa tentam criar novas regulamentações para proteger os conteúdos jornalísticos, os resultados deste estudo poderão ser fundamentais para entender como os motores de pesquisa podem afetar a forma como consumimos informações e como a publicidade digital será moldada no futuro.

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