O Google Fotos completou oficialmente uma década e agora a empresa anunciou algumas das suas novas funcionalidades.
O Google Fotos prepara-se para lançar um editor de imagem completamente redesenhado, agora com funcionalidades inteligentes. O novo sistema de edição estará disponível para utilizadores do Android em todo o mundo já no próximo mês, com uma versão para iOS prevista para chegar um pouco mais tarde, mas para ainda este ano.
O editor do Google Fotos renovado reúne e unifica diversas ferramentas de edição, anteriormente dispersas, facilitando o acesso a opções como ajustes de brilho, contraste, enquadramento automático e a funcionalidade inteligente “Reimaginar” que oferece sugestões personalizadas, ao combinar vários efeitos de forma automática para uma edição mais rápida. Os utilizadores poderão ainda selecionar áreas específicas da imagem para receber sugestões focadas nessas zonas.
Outra novidade é o reforço das capacidades de partilha, com aplicação a passar a permitir a geração de códigos QR diretamente da mesma, facilitando a partilha imediata de álbuns com outras pessoas, que poderão aceder ou até contribuir com as suas próprias fotografias. Esta nova funcionalidade complementa os métodos de partilha já existentes, como a criação de ligações diretas para álbuns.
Desde o seu lançamento em 2015, como aplicação autónoma após o fim do Google+, o Google Fotos assumiu-se como a principal plataforma de gestão de imagens para os utilizadores do Android, mas com forte presença também no iOS e na web. Uma das suas maiores apostas foi em funções online na nuvem, permitindo o armazenamento automático de fotografias e vídeos, e a sua sincronização entre dispositivos.
Ao longo dos anos, a Google tem procurado melhorar tanto a experiência de utilização como as capacidades de partilha, oferecendo, por exemplo, armazenamento ilimitado em qualidade elevada durante vários anos e funcionalidades avançadas como o Magic Eraser ou o assistente Ask Photos.