Google vai voltar a excluir contas inativas do Gmail

- Publicidade -

As contas de Gmail que estiverem inativas há mais de dois anos vão agora ser excluídas, mesmo que contenham informações dos utilizadores.

A partir do próximo dia 1 de dezembro de 2024, a Google vai excluir contas de Gmail que não tenham sido utilizadas há mais de dois anos. A tecnológica anunciou que, nessa nova limpeza, que já teve início em 2023, não irá apenas apagar os endereços de e-mail, mas também todos os dados associados a essas contas, incluindo ficheiros no Google Drive, no Google Fotos, documentos, calendários e outros conteúdos armazenados. Assim, os utilizadores perderão o acesso a todos esses dados, caso não tomem medidas para reativar as suas contas.

A Google justifica essa ação como uma forma de aumentar a segurança, pois as contas inativas são mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Quando uma conta é comprometida, pode ser utilizada para fins maliciosos, como roubo de identidade ou o envio de spam. Para além disso, essas contas inativas podem tornar-se vetores para conteúdos indesejados ou, até mesmo, maliciosos.

As contas afetadas por essa exclusão deverão já ter recebido notificações a alertar sobre o risco de perda de acesso. Caso a conta esteja associada a outra conta principal, os utilizadores devem ter sido informados com tempo suficiente sobre a data de exclusão programada para 1 de dezembro. Se o proprietário da conta não realizar qualquer ação para reativá-la até essa data, o acesso será permanentemente removido.

Para evitar que a conta seja excluída, basta aceder à conta de e-mail, enviar ou ler uma mensagem, visualizar um vídeo no YouTube ou interagir com ficheiros no Google Drive. Esses são passos simples que vão garantir que a conta seja considerada ativa e, portanto, não será apagada. Para além disso, se a conta estiver associada a uma assinatura paga da Google, como o Google One, e a conta continuar a receber e-mails de cobrança, essa também será considerada ativa e não será excluída.

A Google vai excluir contas inativas do Gmail a 1 de dezembro

A Google esclarece que esta exclusão em massa de contas Gmail não irá afetar as contas que possuam vídeos no YouTube. Essas contas não serão encerradas, mesmo que inativas, o que é uma ótima notícia para quem mantém conteúdo na plataforma. Assim, os utilizadores que ainda possuam contas antigas e desejem manter os seus dados seguros devem agir rapidamente para garantir que não perderão acesso às suas informações.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados