Está na hora de se despedirem de mais uma aplicação da Google, que encerra no próximo mês de setembro.
Criado pela Area 120 e utilizada, acima de tudo, para a digitalização e organização de documentos, a aplicação Stack: PDF Scanner deixará em breve de estar disponível na Play Store. Segundo o que está a ser avançado, a Google deixará de fornecer suporte a essa aplicação no próximo mês de setembro, para dar destaque aos seus serviços do Google Drive… que fazem exatamente a mesma coisa.
Para quem não sabe, o Google Drive para Android e iOS oferece ferramentas que permitem a partir do ecrã de visualização, cortar, girar e filtrar PDFs, possivelmente adicionando páginas adicionais ao documento. Além disso, graças ao sistema de aprendizagem automática, o Drive pode reconhecer um recibo e identificar automaticamente a sua localização, o valor e a data.
Para os utilizadores que dependem do Stack, a Google oferece a possibilidade de tornar a transição para o Drive o mais simples possível. Na verdade, podem contar com a opção Exportar todos os documentos para o Drive na aplicação, disponível no caminho Conta – Configurações. Com esta intervenção, será criada automaticamente uma pasta no Drive chamada Stack.
Apesar dos esforços da empresa, o Google Drive não parece uma plataforma refinada e precisa como o Stack em alguns contextos. O ecrã inicial deste último, por exemplo, oferece muitos mais recursos ao vosso alcance, úteis para gerir ficheiros PDF. A capacidade de classificar documentos segundo categorias pré-estabelecidas, mas também de gerir melhor as principais informações dos documentos arquivados, é, hoje em dia, difícil de obter com o Drive.
Está na hora de dizer adeus ao Stack: PDF Scanner
Apesar de uma fase inicial de desorientação dos utilizadores, há esperança concreta de que a ferramenta da Google evolua ao longo dos próximos meses para “absorver” alguns dos pontos fortes da aplicação, que em breve será reformada.