Google expande a dobragem automática no YouTube, que também já está disponivel em português (do Brasil)

- Publicidade -

A plataforma reforçou as suas ferramentas para aproximar criadores do público global.

A Google anunciou um novo conjunto de funcionalidades dedicadas à dobragem automática de vídeos no YouTube, reforçando a ambição de tornar qualquer conteúdo acessível a utilizadores que não dominem o idioma original. A ideia é que os utilizadores apenas necessitem de tocar em reproduzir e ouvir o vídeo no idioma do utilizador, sem necessidade de configurações adicionais.

A tradução automática está agora disponível em 27 idiomas, e oito deles (entre os quais o português do Brasil) passam a beneficiar da tecnologia de Fala Expressiva, capaz de preservar emoção, tom e energia do criador. De acordo com os dados divulgados em dezembro, cerca de seis milhões de utilizadores assistem diariamente a pelo menos dez minutos de vídeos dobrados pelo algoritmo. E para quem domina vários idiomas, o YouTube introduziu ainda a possibilidade de definir manualmente um idioma preferido, embora a plataforma continue a sugerir automaticamente opções com base no histórico de visualização. Em fase de testes também está um sistema de sincronização labial, pensado para tornar a dobragem mais natural.

Do lado dos criadores, a plataforma passa a contar com Filtragem Inteligente, que identifica automaticamente vídeos que não devem ser dobrados, como videoclipes, evitando alterações indesejadas. A Google garante ainda que conteúdos dobrados não são penalizados pelo algoritmo, pelo contrário, a remoção da barreira linguística pode ampliar significativamente o alcance dos vídeos. Criadores que preferirem manter o áudio intacto continuam a poder enviar as suas próprias dobragens ou bloquear as traduções automáticas.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados