Versão estável do sistema operativo deverá ser lançada no próximo mês de agosto.
Foi há pouco menos de duas semanas que a Google disponibilizou a Beta 4 do Android 15, aquela que devia ser a última versão de testes desse sistema operativo antes da chegada da versão final e estável, que deverá ver a luz do dia no próximo mês de agosto. No entanto, a gigante das pesquisas decidiu fazer alguns ajustes a essa versão e disponibilizou agora o Android 15 Beta 4.1.
Normalmente existem várias correções no programa beta do Android 15, mas desta vez, existe apenas uma. A Google afirma que esta nova versão inclui apenas a correção de vários problemas que, às vezes, faziam com que o áudio do dispositivo bloqueasse ao fazer ou receber chamadas. Como tal, não é surpreendente que este Android 15 Beta 4.1 conte com apenas alguns MB para quem vem da versão Beta 4.
Para se ter uma ideia das correções anteriores, aqui está o que a empresa resolveu na Beta 4:
- Corrigido um problema de contraste que dificultava a leitura de alguns elementos dos blocos das definições rápidas.
- Corrigido um problema que, em casos raros, fazia com que alguns dispositivos Pixel ficassem presos num estado não inicializável se o dispositivo fosse reiniciado logo após a instalação de uma atualização do sistema OTA.
- Corrigido um problema que às vezes impedia a inicialização de um dispositivo virtual Android (AVD) utilizando uma imagem do sistema Android 15 se o AVD fosse iniciado no modo incorporado.
- Corrigido um problema que às vezes impedia a restauração das definições de notificação de aplicações ao restaurar um dispositivo a partir de um backup.
- Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold que impedia o utilizador de continuar com a configuração do reconhecimento facial se o dispositivo fosse dobrado ou desdobrado durante o processo.
- Corrigimos vários outros problemas que afetavam a estabilidade, a conectividade, o desempenho, a usabilidade e a câmara do sistema.
- Corrigido um bug que impedia a aplicação Digital Car Key de realizar varreduras de baixa latência ao ser executado em primeiro plano.
- Corrigido o uso de UUIDs personalizados em vez do UUID do serviço HOGP padrão no serviço de rastreamento de cabeça do Android.
- Usando recursos de codec de rastreamento de cabeça para detetar multimédia de transporte em áudio Bluetooth LE.
- Correção para evitar rejeição imediata de solicitações de emparelhamento Bluetooth quando houver inconsistência entre o transporte sugerido pela API e o transporte observado pela pilha Bluetooth, o que poderia melhorar a taxa de sucesso do emparelhamento.
Android 15 Beta 4.1 disponível para instalação
Como sempre, este Android 15 Beta 4.1 já está disponível para os dispositivos Google Pixel (a partir do Pixel 6). Basta irem a este endereço, fazer login com a vossa conta Google e deixarem-se guiar.