A Google avança com a implementação das PassKeys no Android e promete fim das passwords tradicionais

- Publicidade -

A nova funcionalidade do Gestor de Passwords da Google converte automaticamente credenciais tradicionais em PassKeys, simplificando o início de sessão e reforçando a segurança digital.

O futuro do “início de sessão seguro” parece residir nas Passkeys (chaves de acesso). A Google está agora a avançar ainda mais neste desenvolvimento e está a lançar uma funcionalidade interessante para utilizadores de equipamentos Android. No futuro, o Gestor de Passwords da Google vai converter automaticamente as password tradicionais em Passkeys, desde que o site ou aplicação em questão suporte essa tecnologia.

Após a autorização do utilizador, a conversão ocorrerá automaticamente na próxima vez que iniciar sessão num site compatível. Já não será necessário aceder manualmente às definições para alternar entre passwords tradicionais e as PassKeys. O registo poderá ser feito através de impressão digital, reconhecimento facial ou PIN.

A Google está também a trabalhar numa funcionalidade de importação e exportação de Passkeys. Isso deverá facilitar significativamente a transição entre diferentes gestores de palavras-passe ou contas Google. A sincronização das chaves de acesso entre dispositivos só foi introduzida no Chrome em setembro de 2024.

A funcionalidade está neste momento a ser implementada globalmente, mas como sempre, de forma gradual. Nem todos os utilizadores têm acesso imediato à nova opção, o que indica uma ativação do lado do servidor. Para verificar se já tem acesso à funcionalidade, pode encontrá-lo em Definições do seu equipamento Android, Segurança e Privacidade, Maior segurança e Privacidade,Preenchimento automático Google, Gestor de palavras passe da Google e depois Definições.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados