A Google anunciou o Modo IA do seu motor de pesquisa

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O novo modo permite aos utilizadores fazerem pesquisas e perguntas através de conversas naturais.

A Google anunciou a fase de lançamento de testes de um novo Modo IA para o seu motor de pesquisa. Esta funcionalidade permite que os utilizadores façam perguntas mais complexas e obtenham respostas geradas por inteligência artificial, ocupando todo o ecrã do dispositivo. Um desenvolvimento que acontece num contexto em que cada vez mais pessoas estão a recorrer a este tipo de interações para obter respostas às suas dúvidas.

De acordo com a Google, os utilizadores mais experientes querem respostas assistidas por IA para mais pesquisas. A empresa percebeu que algumas pessoas estavam a adicionar “IA” ao final das suas questões, o que levou à integração do modo IA. Ao contrário das versões anteriores da inteligência artificial (disponíveis nos Estados Unidos, entre outros países), este novo recurso oferece um raciocínio mais avançado e capacidade multimodal melhorada, permitindo respostas mais detalhadas e diferenciadas, incluindo para perguntas com várias partes que antes exigiam várias pesquisas.

Depois de o utilizador inserir uma consulta na Google, será possível ativar o modo IA clicando num novo botão que aparece ao lado dos filtros de pesquisa. Um atalho “Go Deeper” também está disponível nas visualizações de IA, e pontos de acesso dedicados permitem que o utilizador salte diretamente pelos resultados habituais para se concentrar apenas na experiência de IA.

Os resultados gerados pela IA são exibidos abaixo da consulta, enquanto um campo de discussão permite que o utilizador faça perguntas complementares. Para além disso, no telemóvel, é possível enviar imagens ou fazer perguntas oralmente, embora, por enquanto, apenas sejam fornecidas respostas em texto.

Este novo modo IA é baseado numa versão personalizada do Gemini 2.0, um modelo desenvolvido pela Google. Este último realiza várias pesquisas simultaneamente, utilizando fontes em tempo real, como o Knowledge Graph e o Shopping Graph, para fornecer respostas mais completas. De acordo com a Google, essa expansão de consulta ajuda a reunir informações de vários sub-tópicos antes de as sintetizar numa resposta coerente. Se a IA não tiver informações suficientes para disponibilizar uma resposta convincente, redireciona o utilizador para resultados regulares da web. A Google garante que os utilizadores saberão quando utilizar a pesquisa tradicional e quando optar pelo modo IA, com estas duas experiências destinadas a coexistir.

Por enquanto, o modo IA está disponível em forma de teste e está acessível para aqueles que têm a assinatura AI Premium da Google, que custa 21,99€/mês. De momento, ainda não há informações sobre a disponibilidade para os restantes utilizadores.

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