A Google começou a testar uma nova caixa de entrada do Gmail dinâmica que substitui a lista tradicional de emails por tarefas sugeridas e resumos automáticos.
A Google anunciou uma nova caixa de entrada do Gmail, designada por AI Inbox, que abandona a organização cronológica tradicional dos emails e passa a apresentar aos utilizadores um conjunto de tarefas sugeridas e de resumos temáticos gerados por inteligência artificial. A funcionalidade começou a ser testada de forma limitada nos Estados Unidos da América e representa uma das alterações mais profundas feitas até agora à plataforma de mails da Google.
Em vez da lista de mensagens por ordem de receção que os utilizadores já tão bem conhecem, a AI Inbox, como o seu nome propõe, apresenta recomendações de ações, como responder a mensagens, remarcar compromissos ou efetuar pagamentos mencionados nos emails. O sistema é dinâmico e também cria resumos de conversas ou de temas recorrentes, permitindo acompanhar rapidamente assuntos atuais, como atividades desportivas, eventos familiares ou trocas prolongadas de mensagens.
De acordo com a Google, a prioridade dada a estas tarefas é feita com base em sinais de utilização, como a frequência de contacto com determinados remetentes ou a rapidez com que o utilizador costuma responder a certos tipos de mensagens. No entanto, a empresa admite que, nesta fase, não existe um limite definido para o número de tarefas sugeridas nem uma forma de marcar ações como concluídas, uma limitação que será trabalhada em futuras atualizações.
A funcionalidade está, para já, disponível apenas para um grupo restrito de utilizadores considerados “trusted testers”, exclusivamente em contas Gmail pessoais, através de navegadores de Internet. Contas Google Workspace, usadas por empresas e organizações, não têm ainda acesso nesta fase.
Paralelamente, a Google lançou a todos os utilizadores de Gmail, algumas funcionalidades de inteligentes que até agora estavam apenas disponíveis em planos pagos, incluindo respostas sugeridas com personalização, resumos automáticos de conversas e a ferramenta de apoio à escrita de emails.
Nesta abertura de funcionalidades, os planos pagos Google One AI Pro e Ultra passam a incluir ferramentas adicionais, como revisão de texto, corretores gramaticais avançados e geração de resumos diretamente nos resultados de pesquisa, baseados em informação pessoal do utilizador.
No que diz respeito à privacidade, a Google afirma que o conteúdo dos emails do Gmail continua a não ser utilizado para treinar os seus modelos, como o Gemini. E apesar destas novas introduções, as funcionalidades de inteligência artificial podem ser desativadas, embora isso implique também a desativação de outras funcionalidades inteligentes do serviço, como a correção ortográfica automática.
