De momento, a Via do Infante faz parte do fundo neerlandês DIF, pelo que veremos se muda de mãos…
A espanhola Globalvia manifestou interesse em reforçar a sua presença em Portugal através da aquisição de duas concessões rodoviárias atualmente detidas pela CVC DIF: a A28 (Autoestrada do Litoral Norte), com 47 quilómetros na zona do Porto, e a A22 Via do Infante, com 130 quilómetros no Algarve. Ambas as concessões têm prazos de vigência até 2031 e 2030, respetivamente.
De acordo com o elEconomista, estas vias foram adquiridas pela DIF – fundo neerlandês de infraestruturas integrado no grupo CVC desde 2023 – em duas fases, entre 2016 e 2020, num investimento global que ultrapassou os 330 milhões de euros.
Atualmente, a Globalvia detém 96% da transmontana A4, que liga Vila Real a Bragança ao longo de 194 quilómetros, e é responsável pela totalidade da concessão da A23 – Beira Interior, entre Abrantes e Guarda, com 198 quilómetros. As concessões destas duas vias expiram em 2038 e 2029, respetivamente.
A ambição da empresa em expandir a sua atividade em Portugal não é nova. Em 2020, a Globalvia tentou adquirir 80,75% da concessão do Douro Interior, então nas mãos da Líneas Concessões de Transportes, uma parceria entre a construtora portuguesa Mota-Engil (com 60%) e o Novo Banco (com 40%). O acordo chegou a ser anunciado, mas acabou por não se concretizar.
Já em 2023, a empresa voltou a tentar alargar a sua presença ao disputar a aquisição da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), responsável pela gestão de troços das A41, A43 e A32 na zona metropolitana do Porto. No entanto, perdeu a corrida para o fundo australiano Igneo, que agora surge também como potencial concorrente na corrida pelos ativos da CVC DIF.