O município anunciou a programação cultural para os próximos meses.
O concelho de Torres Novas terá um programa cultural invejável no último trimestre de 2022.
A agenda do Teatro Virgínia para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro já foi revelada e inclui nomes de relevo do panorama cultural nacional e internacional, como Rui Veloso, Rita Red Shoes, Gilmário Vemba, Diogo Infante, Joep Beving, Olga Roriz, Ólafur Arnalds, entre muitos outros, não esquecendo os artistas e entidades locais, como o Conservatório de Música do Choral Phydellius, o Teatro Meia Via, o Cineclube de Torres Novas, que irá projetar filmes todas as semanas, e não só.
Em setembro, o encenador Claudio Hochman traz-nos Ilhas, uma peça com interpretação e cocriação de Patrícia Borralho, Juana Pereira da Silva e Inês Sobreda, no dia 24.
Em outubro, celebra-se o 17º aniversário do atual edifício do Teatro Virgínia, bem como a sua remodelação, e estará em exibição no átrio do teatro, durante esse mês, a exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho, que contará um pouco do muito que é a vida e obra do consagrado ator, havendo ainda lugar para uma tertúlia no dia 27, com o próprio Ruy de Carvalho e Alice Vieira, escritora torrejana. No resto do mês haverá um concerto intimista com trio de guitarras de Rui Veloso, que subirá ao palco a 1 de outubro; o Teatro Plage traz Capuchinho, um espetáculo para crianças, no dia 8; e Rita Redshoes apresentará o seu Lado Bom a 21 do mesmo mês.
Ainda no âmbito da celebração do aniversário da remodelação do atual edifício, o Teatro Virgínia apresenta uma programação especial de entrada gratuita, com concerto dos Cais do Sodré Funk Connection a 13 de outubro, Costurar Cantigas e História, um espetáculo para crianças, a 15 de outubro e, no mesmo dia, LaFontinha, numa viagem ao cancioneiro clássico da música popular hispano-americana.
Novembro abre, logo no dia 4, com a peça O Amor é tão simples, de Diogo Infante, que tem no elenco o ator, além de Ana Brito e Cunha, Ana Cloe, António Melo, Cristóvão Campos, Flávio Gil, Joana Pais de Brito, Miguel Raposo, Patrícia Tavares e Rita Salema. Segue-se a estreia da peça A Visita da Velha Senhora, pelo Teatro Maior de Idade, no dia 11 e, no dia seguinte, o compositor e pianista holandês Joep Beving sobe ao palco no âmbito do Misty Fest. A Companhia Olga Roriz traz Pas d’agitation, uma performance-instalação de dança e vídeo ao vivo, com um elenco de quatro intérpretes e um artista visual, a 19 de novembro e, uma semana mais tarde, no dia 26, o ator e humorista Gilmário Vemba irá levar diversos Temas a palco.
No mês de dezembro, haverá Messias, pelo Coral Sinfónico de Portugal, no dia 3; a 10 de dezembro, a companhia Classic Stage traz o bailado A Bela Adormecida, numa produção clássica com elementos cenográficos de um realismo incrível, figurinos deslumbrantes, acessórios manufaturados com detalhes sumptuosos e um leque de melodias encantadoras que compõem esta grande obra-prima do ballet clássico. O ano termina a 16 de dezembro, com o concerto de Ólafur Arnalds, que já aqui tínhamos falado há alguns meses, uma certeza absoluta da cena internacional que cruza uma abordagem moderna à música clássica, eletrónica e pop num todo absolutamente harmonioso que entusiasma audiências internacionais.
No âmbito da programação Fora de Portas, os Cao Laru dão um concerto no exterior do Castelo de Torres Novas, a 16 de setembro; Silvana Ivaldi e Ves Liberta levam Rossoblio até ao jardim Almonda Parque a 8 de outubro; a humorista Luana do Bem apresenta no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, o solo Talvez Resulte, a 28 do mesmo mês; e o Teatro Meia Via apresenta a sua peça Do Pedido à Boda em várias aldeias do concelho: Pedrógão (30 outubro), Casais de Igreja (27 de novembro) e Alcorochel (11 de dezembro). Todos os espetáculos que acontece Fora de Portas são de entrada gratuita.
Os bilhetes estarão à venda a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, e poderão ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 11h às 13h00 e das 14h às 18h30) ou nos locais online habituais.