A Galp triplicou a capacidade de carregamento elétrico na A2, instalando 48 tomadas ultrarrápidas nos hubs de Alcácer do Sal e Aljustrel.
A Galp triplicou a capacidade de carregamento elétrico na Autoestrada do Sul (A2), com a instalação de 48 tomadas ultrarrápidas nas estações de serviço de Alcácer do Sal e Aljustrel. Esta expansão resulta na criação de quatro hubs que substituem os 16 pontos anteriormente disponíveis.
Os novos pontos de carregamento oferecem potência até 400 kW, permitindo recuperar rapidamente a autonomia da bateria, com tempos de carregamento ainda mais reduzidos para veículos compatíveis com cargas de maior potência. Para além do aumento do número de tomadas, os hubs incluem serviços de conveniência, iluminação noturna, cobertura, acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e terminais de pagamento automático, promovendo maior conforto e segurança aos utilizadores.
Esta intervenção integra a primeira fase de um plano mais amplo de expansão da rede de carregamento da Galp nas principais autoestradas portuguesas, a A1 e a A2, que prevê a instalação de oito hubs e um total de 96 tomadas ultrarrápidas até ao final do primeiro trimestre de 2026. No final do processo, a capacidade total instalada deverá atingir 20 MW.
A expansão da mobilidade elétrica tem sido uma prioridade estratégica. Desde 2020, a Galp tem duplicado anualmente o número de pontos de carregamento, contando, no final do terceiro trimestre de 2025, com 8.500 tomadas instaladas em Portugal e Espanha, das quais cerca de 20% são rápidas ou ultrarrápidas.
