A Galp e a transportadora TJA lançam em Portugal a primeira rota de transporte pesado 100% elétrica, com camiões MAN eTGX e carregadores ultrarrápidos Siemens.
A Galp e a transportadora TJA estão a dar um passo decisivo na promoção da mobilidade elétrica no setor do transporte pesado, com a implementação da primeira rota de transporte 100% elétrica em Portugal. Este projeto inovador liga Oliveira de Azeméis a Mangualde, com dois camiões MAN eTGX totalmente elétricos a realizar o transporte contínuo de mercadorias. A operação é suportada por carregadores ultrarrápidos da Siemens e uma plataforma de gestão de energia integrada fornecida pela Galp, que otimiza o processo de carregamento.
Os camiões MAN eTGX, com uma autonomia de até 500 km, são utilizados para o transporte de peças automóveis entre a fábrica da Simoldes, em Oliveira de Azeméis, e a Stellantis, em Mangualde. Esta rota marca o início de uma nova fase na logística em Portugal, com a substituição de camiões a combustão por veículos de zero emissões, alinhando-se com a crescente necessidade de descarbonização do transporte rodoviário.
A Galp, através da sua experiência em soluções energéticas, fornece a infraestrutura de carregamento, destacando-se pela instalação de um carregador ultrarrápido de 400 kW. Desenvolvido pela Siemens em Corroios, este equipamento tem a capacidade de carregar entre 20% e 100% a bateria dos camiões em cerca de uma hora. O carregamento é gerido de forma eficiente pela plataforma digital da Galp, garantindo o máximo aproveitamento da operação logística.
A operação de transporte funciona 24 horas por dia, com dois camiões elétricos e dois semirreboques a realizar as entregas, sendo a gestão de carregamentos planeada para otimizar os custos e a rentabilidade.