Em 2025, o Guia MICHELIN distinguiu a Madeira com uma dupla estrela para o Il Gallo d’Oro, atribuiu uma estrela a dois restaurantes e reconheceu oito estabelecimentos com recomendações.
A Gala do Guia MICHELIN vai realizar-se pela primeira vez na Madeira, num evento marcado para 10 de março de 2026, no Hotel Savoy Palace, no Funchal. A confirmação foi feita esta manhã durante uma conferência de imprensa na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A apresentação da nova seleção de restaurantes portugueses do Guia MICHELIN Portugal será acompanhada pela coordenação gastronómica do chef Benoît Sinthon, do Il Gallo d’Oro, restaurante madeirense distinguido com duas Estrelas MICHELIN e Estrela Verde MICHELIN.
Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, destacou a importância do arquipélago acolher a gala, referindo que este evento é um marco de prestígio e um reflexo do trabalho desenvolvido na valorização da gastronomia local. Segundo o governante, esta escolha confirma que a Madeira se encontra num patamar de excelência gastronómica que a coloca ao lado dos destinos mais conceituados mundialmente.
Em 2025, o Guia MICHELIN distinguiu a Madeira com uma dupla estrela para o Il Gallo d’Oro, atribuiu uma estrela a dois restaurantes – Desarma e William – e reconheceu oito estabelecimentos com recomendações, incluindo o Avista, Avista Ásia, Vila do Peixe, Horta, Ákua, Oxalis, Audax, Gazebo e Casal da Penha, na categoria Bib Gourmand.