Para além de melhorar as condições de vida das famílias, a campanha visa promover práticas de economia circular, com ênfase no encaminhamento responsável dos antigos frigoríficos.
A crescente desigualdade social e as dificuldades económicas enfrentadas por muitas famílias no Porto têm levado à criação de várias iniciativas solidárias, com o objetivo de proporcionar condições de vida mais dignas. A campanha Frigorífico + Social, promovida pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto) em parceria com a SEMENTE – Associação de Voluntários da LIPOR, surge como uma dessas respostas, oferecendo 55 frigoríficos novos a famílias da Área Metropolitana do Porto em situação de vulnerabilidade económica.
A proposta não se limita à mera entrega de equipamentos, tendo também um componente ambiental. Para além de melhorar as condições de vida das famílias, a campanha visa promover práticas de economia circular, com ênfase no encaminhamento responsável dos antigos frigoríficos, recorrendo aos serviços municipais de recolha ou aos ecocentros. Esta abordagem, que alinha a solidariedade com a sustentabilidade, tem o intuito de reduzir o desperdício e fomentar a reciclagem, princípios fundamentais para uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.
O processo de candidatura está aberto até 20 de fevereiro e destina-se a famílias residentes a norte do Rio Douro, que sejam beneficiárias de tarifas sociais de energia ou gás, além de estarem a receber uma das prestações sociais mínimas reconhecidas pelo Governo, como o rendimento social de inserção ou o complemento solidário para idosos. A candidatura pode ser feita online, no site da AdEPorto, onde também está disponível o regulamento completo da campanha.