iOS 17.5 pode estar a desenterrar memórias do iPhone dos utilizadores.
Há alguns dias revelámos aqui que a Apple disponibilizou a versão estável do iOS 17.5 para os iPhone compatíveis. No entanto, parece que essa nova versão do sistema operativo da empresa deu origem a um problema curioso. A verdade é que alguns utilizadores, após a instalação da nova versão do iOS, viram surgir fotos antigas que já haviam sido excluídas dos seus equipamentos. Se, para alguns, até se tornou num bug engraçado, noutros utilizadores tornou-se algo verdadeiramente embaraçoso.
Esse estranho bug deu origem a uma longa discussão no Reddit, num tópico que se intitula “A última atualização do iOS trouxe de volta algumas fotos que excluí em 2021”, ou seja, a última atualização do iOS trouxe de volta à luz algumas imagens apagadas em 2021. E além das histórias engraçadas, ficámos a conhecer outras bem embaraçosas. A primeira é aquela contada por quem iniciou a discussão:
“Acabei de atualizar (nota de redação: para iOS 17.5). Durante uma conversa com o meu companheiro, tento enviar uma foto e descubro que, entre as mais recentes, havia algumas picantes que havíamos tirado há anos, quando não morávamos juntos, durante o período Covid. Mas WTF, foram eliminadas permanentemente há anos e agora voltam magicamente? Verifiquei o iPad e tem algumas imagens lá também, de obras criadas há anos. Eu sinto-me muito desconfortável. Alguém mais teve esse problema, com as imagens a reaparecer após a atualização?“
Alguns segundos depois, o utilizador acabou por descobrir que não estava sozinho nesta situação. E uma das respostas diz:
“Fotos que tirei com a minha Canon durante um show reapareceram na biblioteca e foram mostradas como se eu as tivesse adicionado hoje.“
Conteúdo do iPhone ou do iCloud?
Quem tem a sincronização automática no iCloud ativa tem 30 dias a partir da exclusão para recuperar uma foto ou vídeo, após o qual o conteúdo é excluído permanentemente para dar espaço a outros conteúdos, sendo impossível recuperá-lo. Como tal, é difícil especular, mas parece improvável, por vários motivos, que o conteúdo da lixeira permaneça guardado no iCloud durante mais de 30 dias, e se pensarmos em anos, então é algo totalmente impensável. Por isso, algo me leva a acreditar que o mais provável é que esses conteúdos ressurjam da memória física do próprio iPhone.
Contudo, de momento a Apple ainda não se pronunciou sobre este assunto, e atualizaremos este artigo assim que a empresa fizer algum comentário sobre a situação… se é que algum dia o fará.