Forza Motorsport vai deixar de receber conteúdos e atualizações

- Publicidade -

A mais recente aposta da Turn 10 chega à meta mais cedo do que ambicionado.

Numa publicação retrospetiva de 2025, a Turn 10 confirmou que vai deixar de lançar atualizações para Forza Motorsport, pouco mais de dois anos após o seu lançamento. Apresentado como um reboot completo com o melhor da saga até à data, Forza Motorsport foi lançado como um jogo/plataforma para evoluir ao longo do tempo. No fundo um daqueles projetos para evitar ter sequelas interativas através de novos conteúdos.

Com esta decisão a Turn 10 coloca assim um ponto final na produção ativa de Forza Motorsport, um cenário que já era esperado pela comunidade há alguns meses após a reestrutura interna da Microsoft, que afetou o seu departamento de jogos, com despedimentos de trabalhadores, encerramento de estúdios e cancelamento de projetos em fases avançadas de desenvolvimento.

Na altura, especulava-se que a Turn 10 estaria “em maus lençóis”, com vários membros chave de saída. Uma situação na qual o estúdio norte-americano viu a necessidade de responder em agosto, dizendo que “Queremos assegurar os jogadores que a Turn 10 e a Playground Games vão continuar a dar suporte a Forza Motorsport e Forza Horizon 5.”

Já em outubro, também Phil Spencer falou da situação, na altura abrindo as portas para a atual realidade, confirmando uma pausa, mas garantido que o futuro de Forza Motorsport, garantindo que a série “não acabou”, ao mesmo tempo que admite que a franquia se encontra numa fase de menor atividade enquanto a Xbox concentra esforços em projetos com lançamento mais imediato.

Ora o lançamento mais imediato da saga é Forza Horizon 6 e parece ser onde a Turn 10 está realmente a meter as fichas. Na publicação, a equipa confirma então que não vai lançar mais conteúdos para Forza Motorsport, com a equipa a dar suporte à Playground Games em Forza Horizon 6: “À medida que a nossa equipa passa a concentrar-se em proporcionar a melhor experiência possível com Forza Horizon 6 em 2026, não está prevista a introdução de novos carros, pistas, funcionalidades ou correções regulares de erros em Forza Motorsport.

Os jogadores de Forza Motorsport poderão, no entanto, continuar a jogar o jogo na sua plenitude com tudo o que foi lançado até ao momento. Até com a promessa de receberem novos desafios e eventos: “Ainda assim, o jogo continuará a ser suportado, com os servidores online a manterem-se ativos, a realização de eventos especiais e competições, e a reintrodução mensal de Tours em Destaque e carros de recompensa anteriormente lançados, até que todo o conteúdo fique disponível para desfrutar a qualquer momento.”

Lançado em 2023 para PC e Xbox Series X|S, Forza Motorsport foi recebido de forma menos calorosa, com uma ambição que não fez justiça às promessas do estúdio, com uma apresentação visual abaixo das expectativas, com uma carreira pobre e desequilibrada, com problemas na vertente online, entre outras decisões que contrastam com o melhor que a série já teria oferecido.

Este termino de suporte também coloca fora da mesa a possibilidade de termos Forza Motorsport na PlayStation 5, um cenário que muitos especulavam em contexto da nova estratégia de lançamentos multiplataforma da Xbox Games Studios, que já este ano colocou Forza Horizon 5 na consola da Sony com lançamento de enorme sucesso. Já a sua sequela, Forza Horizon 6, chegará também à PlayStation 5, após uma exclusividade temporária em PCs com Windows e consolas Xbox Series X|S.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados