Fortnite prepara-se para regressar oficialmente ao iPhone

- Publicidade -

O mais jogado jogo da Epic Games em breve estará de volta ao iPhone.

A Apple tem de fazer diversas alterações nas regras da App Store, principalmente na Europa, se quiser cumprir as regras da nova Lei dos Mercados Digitais e, assim, evitar uma multa gigantesca. Algumas dessas alterações passam por abrir o seu ecossistema para permitir que lojas alternativas à App Store sejam disponibilizadas no iPhone.

Se, até agora, poucas empresas aproveitaram essa situação, a verdade é que a Epic Games não vai deixar fugir esta oportunidade para fazer regressar oficialmente o seu Fortnite ao iPhone. De facto, nas últimas horas, a empresa anunciou que submeteu Fortnite e a Epic Games Store à Apple para procedimento de autenticação, um passo necessário para o seu lançamento.

Para quem não sabe ou simplesmente não se lembra, a expulsão de Fortnite da App Store remonta a agosto de 2020, já que a Epic Games foi acusada de ter violado as regras rígidas da plataforma da Apple, que após ter banido o jogo, também impediu a empresa de publicar novos títulos. Até à data, a Epic Games não tentou regressar ao iOS, e o ponto de viragem foi representado pela Lei dos Mercados Digitais, disposição que a Apple já criticou diversas vezes.

Pois bem, graças às inovações introduzidas nos mercados da União Europeia por esta disposição, é chegado o momento para o regresso do Fortnite ao iOS, e isso deverá acontecer nos próximos dois meses. A Lei dos Mercados Digitais exige que a Apple abra a sua plataforma e permita acesso quase ilimitado a software de terceiros mas, segundo a política atual da gigante norte-americana, a empresa deve primeiro ter a aplicação autenticada, o que inclui um processo de revisão humana.

Fortnite deverá regressar ao iOS dentro de 2 meses

Depois de aprovadas, as apps devem pagar a Core Technology Fee, uma comissão de 0,50€ por instalação por ano e o mesmo se aplica às lojas. Essencialmente, por cada utilizador europeu que descarregar Fortnite na Epic Games Store, a Apple receberá 1€ por ano… mas não receberá qualquer comissão sobre as compras no interior dos jogos, algo que deverá ser do agrada da Epic Games.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados