A Epic Games prepara alterações profundas no ecossistema de Fortnite, permitindo a venda de itens digitais a partir de dezembro deste ano.
A Epic Games anunciou que os criadores de conteúdo de Fortnite vão poder começar a vender itens dentro das suas ilhas já em dezembro. Esta novidade inclui tanto objetos digitais duradouros como consumíveis, produzidos através da API baseada em Verse e das ferramentas do Unreal Editor for Fortnite (UEFN). No entanto, as vendas estão limitadas a itens digitais, não abrangendo produtos físicos como t-shirts.
Durante o primeiro ano, entre dezembro de 2025 e dezembro de 2026, os criadores ficarão com 100% do valor em V-Bucks gerado pelas vendas, passando depois a receber 50% após esse período. No entanto, a percentagem final depende da forma como a Epic converte o valor dos V-Bucks em dinheiro real, como dando usando o exemplo de dólares americanos. A Epic Games somará todo o dinheiro gasto em V-Bucks num mês, deduz as taxas das plataformas (que variam entre 12% na Epic Games Store e 30% nas consolas) e divide esse total pelo número de V-Bucks gastos pelos jogadores.
A empresa vai também atualizar o sistema de pagamentos, baseando-se no envolvimento dos jogadores, que distribui parte das receitas da loja do jogo e de compras associadas. A partir de 1 de novembro de 2025, os criadores que atraírem novos jogadores ou que conseguirem reativar jogadores inativos receberão 75% da contribuição desses utilizadores para o fundo de pagamentos durante os primeiros seis meses. Para identificar estes casos, a Epic vai analisar sinais como ligações diretas, pesquisas feitas dentro do jogo e padrões de tempo de jogo no primeiro dia.
Outra alteração será no cálculo da retenção, que passa a ter em conta o desempenho de cada ilha individual em vez da média de todo o ecossistema. Para além disso, para combater práticas fraudulentas, só serão considerados jogadores com contas que já tenham efetuado compras reais.
Assim, o sistema de pagamentos por envolvimento passa a basear-se em minutos jogados, aquisição de novos utilizadores, regresso de utilizadores inativos, tempo de jogo relacionado com o gasto de V-Bucks e retenção específica de cada ilha.
A Epic vai também introduzir novas formas de promoções. A partir de 24 de novembro de 2025, os criadores vão poder concorrer a um espaço de destaque pago na secção Discover. Os lugares serão atribuídos através de leilão transparente e os restantes espaços de destaque mantêm-se orgânicos. A longo prazo, metade da receita destas campanhas publicitárias será adicionada ao fundo de pagamentos por envolvimento, mas até ao final de 2026 o valor será integralmente destinado a esse fundo.
Para lá de tudo isto, há mais ferramentas a caminho de Fortnite, incluindo a possibilidade de lançar campanhas diretamente no portal de criadores a partir de 17 de novembro e a criação das Fortnite Creator Communities, que vão permitir uma ligação mais próxima entre criadores e jogadores.
De acordo com a Epic, desde o lançamento do UEFN os jogadores já passaram mais de 11,2 mil milhões de horas em 260 mil ilhas criadas pela comunidade, com um total de 722 milhões de dólares distribuídos até à data. Dados que contribuíram para estas novas formas de capitalização do jogo, que é agora uma gigante plataforma digital.