Depois do segundo campeonato do mundo de Fórmula 1 conquistado em 2022, Max Verstappen volta à carga para começar 2023 em grande. O piloto neerlandês conquistou a sua primeira vitória do ano ao ganhar o Grande Prémio do Bahrain, num fim de semana que fica também marcado pelo 1-2 da Red Bull e o 99º pódio de Fernando Alonso ao volante do seu novo Aston Martin.
Sem grandes surpresas, a Red Bull Racing Honda e os seus Red Bull Power Trains começaram mais um ano de Fórmula 1 como acabaram o anterior: a dominar. A Ferrari, mesmo com um novo Team Principal, voltou a apresentar-se com problemas e a Mercedes voltou a falhar um pódio. A volta mais rápida foi para Zhou Guanyu com 1.33.996.
No entanto, também existiram pilotos e equipas que surpreenderam. Tanto pela positiva como pela negativa. Para ajudar a perceber estas surpresas, este ano vou deixar os resumos de lado e vou apresentar três pontos sobre a corrida:
- Fórmula 1 – Para os pilotos e equipas que fizeram tudo o que se pedia delas, para os que surpreenderam pela positiva. Para as estrelas do fim de semana.
- Fórmula 1.5 – Para aqueles que não foram bons nem maus, que podiam ter sido melhores, mas que também não fizeram nada de errado. Para os que sem surpreender apresentaram resultados ok.
- Andar de Kart ao domingo – Para todos, pilotos e equipas, que deviam ter ficado pelo simulador ou ter passado o domingo no Kartodromo mais próximo. Para aqueles que foram a desilusão do fim de semana.
Grande Prémio do Bahrain
Fórmula 1
Uma rápida referência a Max Verstappen, Sergio Pérez e à Red Bull que entraram mais um ano a mostrar que estão a competir para ganhar o segundo campeonato de construtores e o terceiro campeonato do mundo para o piloto neerlandês.
No entanto, o grande destaque vai para a Aston Martin e para o seus dois pilotos, Fernando Alonso e Lance Stroll. Se a Aston Martin foi capaz de desenvolver, para 2023, um carro que se mostra capaz de lutar por pontos e pódios em todas as corridas, os seus pilotos foram monstros atrás do volante e conseguiram um total de 23 pontos (em 2022 acabaram com 55), deixando a equipa à frente da Ferrari e da Mercedes… que parecem ser a sua competição para a época que agora começa.
O jovem Alonso conquistou o seu 99º pódio em 359 corridas, espalhadas ao longo de 22 anos. O espanhol, quase como Lewis Hamilton, ainda tem fome de vitórias e mostrou no Grande Prémio do Bahrain que, mesmo com 41 anos, só precisa de um carro competitivo para lutar por pódios. Ultrapassagens de mestre (sim, curva 10 estou a olhar para ti) e capaz de defender como poucos outros, Fernando Alonso mostrou porque é que é um dos melhores pilotos de sempre.
Lance Stroll foi o herói do fim de semana. 12 dias depois de uma cirurgia, lesões nos dois pulsos (um deles partido) e um dedo do pé partido, entrou para o AMR23 para não só fazer três sessões de treino e uma qualificação, mas também para partir para a corrida de domingo em P8 e acabar duas posições acima, em P6. Um par de erros do piloto bem que podem passar despercebidos, não só pelo esforço heróico que fez para estar presente, mas pelo facto de ter dado 8 pontos à equipa.
Uma última menção para a Williams que pontuou, para Logan Sargeant que terminou em P12 e também para Pierre Gasly, que depois começar em último conseguiu pontuar dois importantes pontos para a Alpha Tauri Honda ao acabar em P9.
Fórmula 1.5
Depois de, no fim de 2022, ter dado alguma esperança aos fãs, a Mercedes começa 2023 exactamente onde acabou: um sítio de ninguém. Mais forte que meio da tabela, mas incapaz de lutar por pódios que não apareçam por sorte… sendo que este ano ainda tem a Aston Martin para se preocupar também. Uma equipa cliente a morder os calcanhares à fabricante… talvez seja altura de olhar seriamente para o conceito de carro criado. Continuem assim e estão, brevemente, a andar de Kart ao domingo.
Andar de Kart ao domingo
Os fãs da McLaren acabaram o ano a chorar e começaram o novo campeonato a chorar. Este fim de semana foram uma das três equipas que não pontuaram e estão em último lugar na tabela para o Campeonato do Mundo de construtores. Na qualificação, Lando Norris viu-se à rasca para passar à Q3… afinal a culpa nem era de Daniel Ricciardo.
Oscar Piastri completou 13 voltas e abandonou o seu primeiro Grande Prémio ao volante do McLaren Mercedes. Possíveis problemas elétricos levaram o piloto a abandonar o GP do Bahrain depois de, na qualificação, não ter conseguido melhor que uma terrível P18. Lando Norris teve que parar nas pits seis vezes, tudo porque o sistema hidráulico do carro estava com problemas. Paragem a paragem, o piloto britânico ia ficando mais para trás, tendo acabado a corrida em P17… não que tivesse ritmo para fazer muito melhor, uma vez que, na qualificação, só passou à Q2 porque fez o seu tempo primeiro que o rookie da Williams. Caso contrário era Logan Sargeant que tinha passado.
Nota ainda para Esteban Ocon (e para a Alpine) que conseguiu a proeza de acumular 20s de penalizações ao longo da corrida, e claro, para a Ferrari… é caso para dizer: “mais do mesmo”. A Scuderia viu o carro de Charles Leclerc a parar passadas 39 voltas por problemas possivelmente elétricos e viu o carro de Carlos Sainz Jr. a não ter capacidade para defender o pódio que acabou por cair para o outro espanhol em pista. Una tristezza.
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 10 por pilotos
Posição | Piloto | Equipa | Pontos |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing RBPT | 25 |
2 | Sergio Pérez | Red Bull Racing RBPT | 18 |
3 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 15 |
4 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 12 |
5 | Lewis Hamilton | Mercedes | 10 |
6 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 8 |
7 | George Russell | Mercedes | 6 |
8 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo Ferrari | 4 |
9 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 2 |
10 | Alexander Albon | Williams Mercedes | 1 |
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 5 por equipas
Posição | Equipa | Pontos |
1 | Red Bull Racing RBPT | 43 |
2 | Aston Martin Aramco Mercedes | 23 |
3 | Mercedes | 16 |
4 | Ferrari | 12 |
5 | Alfa Romeo Ferrari | 4 |