O sistema está agora disponível nos modelos Mustang Mach-E em determinados troços da rede de autoestradas e vias rápidas em Portugal, cobrindo mais de 4.100 quilómetros.
O Ford BlueCruise, a tecnologia exclusiva de condução sem mãos da Ford, chega a Portugal e a outros 14 países europeus, após a aprovação da Comissão Europeia. Esta tecnologia, disponível para os novos Mustang Mach-E, permite aos condutores percorrer mais de 133.000 km de estradas designadas como “Blue Zones” em toda a Europa, proporcionando uma experiência de condução mais relaxante em viagens longas.
Imaginem viajar da Suécia até à Itália, percorrendo quase 3.000 km com o conforto da condução sem mãos… sim, é possível, mas claro que terão de estar sempre atentos no decorrer da viagem, isto é, não poderão ir a dormir.
Aliás, este sistema de assistência à condução de Nível 2 “sem mãos, olhos na estrada” controla a direção, aceleração, travagem e posicionamento na faixa de rodagem, monitorizando as condições do trânsito e as marcações rodoviárias. Com o BlueCruise, os condutores podem retirar as mãos do volante, mantendo sempre a atenção na estrada, isto porque existe uma câmara no painel de instrumentos que garante que o condutor permanece atento, monitorizando o seu olhar e posição da cabeça.
Os clientes podem experimentar o BlueCruise gratuitamente durante 90 dias. Após este período, é possível optar por uma subscrição mensal (24,99€) ou anual, sem compromisso de permanência. Em alguns países, os proprietários de Mustang Mach-E de versões anteriores poderão ativar o BlueCruise através de uma atualização de software.
Em 2023, o BlueCruise tornou-se o primeiro sistema a obter aprovação para condução sem mãos em autoestradas na Europa, marcando um passo importante na evolução da assistência ao condutor.
Foto de: Lionel Almiñana