Fomos ao Algarve conhecer a Tascaria São Rafael, uma homenagem aos “restaurantes do antigamente”

- Publicidade -

E que passa muito pela partilha de pratos deliciosos.

O verão já lá vai, o outono traz-nos a chuva – tão necessária! e a vontade de ficar por casa no meio de mantas, mas a verdade é que o dia-a-dia não pode parar. Dito isto, o Algarve, uma região que vive do turismo, acaba por acalmar um bocado quando os dias de Sol dizem adeus… ou não será bem assim?

Ir nesta altura para o Algarve pode não fazer sentido para muita gente que tem em julho e agosto os seus meses prediletos, mas é certo que a região algarvia continua a ser muito procurada, principalmente por estrangeiros. Pois bem, e se vos dissermos que o outono é palco de novidades? Foi precisamente isso que o Echo Boomer foi constatar ao NAU São Rafael Suites, em Albufeira, para a inauguração do Tascaria São Rafael, num espaço que nos quer dar aquela comida de conforto, à qual tanto gostamos de chamar “comida de tacho”.

A inauguração aconteceu no passado dia 11 de outubro, embora a Tascaria São Rafael estivesse a funcionar em regime de soft opening desde dia 15 de julho. Veio ocupar um antigo bar do hotel e tem capacidade para 88 lugares sentados.

“Havia um nicho de restauração para explorar e não há nada aqui parecido que tenha este tipo de carta e que defenda os ideais nos quais estamos focados, nomeadamente da sustentabilidade, sazonalidade e produto local. O nosso mote para este restaurante foi focado 100% nestes três parâmetros” disse-nos José Salvador, F&B Supervisor do São Rafael Suites.

Tascaria São Rafael – Pensado para quem gosta de petiscar e comer de forma curiosa

O desejo de fazer surgir o Tascaria São Rafael surgiu por parte de alguns responsáveis da Highgate, que pretendiam fazer algo mais típico na zona, e o objetivo é levar o conceito para outros hotéis da Highgate – não no Algarve, mas sim em Porto, Gaia e Lisboa, por exemplo. A diferença estará na carta, que apesar de ter alguns pratos fixos, irá adaptar-se consoante a região onde cada Tascaria estiver inserida. Tudo para incluir a gastronomia local.

Este é um projeto ainda em fase embrionária, digamos, uma vez que se encontra na primeira fase. Para a segunda fase, a desenrolar-se algures entre janeiro e fevereiro de 2025, será criado um deck com uma entrada externa. “Queremos quebrar aquele estigma de restaurante de hotel”, confidenciou-nos José Salvador, até porque há sempre quem pense que, ou os preços são muito elevados, ou são restaurantes exclusivos para hóspedes. E, no caso da Tascaria, o objetivo é mesmo envolver toda a gente.

Claro, quem está hospedado no NAU São Rafael Suites acaba por ter uma benesse, neste caso um desconto de 50% para uma refeição no Tascaria São Rafael, o que significa que, por exemplo, uma conta de 50€ acabe por ficar apenas em 25€. E se quiserem repetir, as refeições seguintes terão um desconto de 25%.

Tendo em conta que, até aqui, o restaurante estava a funcionar em regime de soft opening, isso significa que já recebeu vários grupos para almoços e jantares. Já para os próximos tempos, o foco será jantares de empresas, até porque estão a chegar os típicos jantares de natal e de fim de ano.

O principal conceito do Tascaria São Rafael, como já podem ter percebido, é a partilha. Todos os pratos são para partilhar, assim como as bebidas – na noite de inauguração pudemos provar os Tiny Sips, que são pequenas garrafinhas que dão para dois cocktails. Na verdade, esta opção tem sido imensamente popular, havendo seis icónicos cocktails portugueses à escolha, mas numa versão mais reduzida, recomendando-se que escolham duas ou três opções para uma experiência de diferentes sabores tradicionais. Assim se fomenta a partilha e é também assim que se conta um bocadinho do storytelling deste projeto que gira à volta da típica tasca portuguesa, mas que, aqui, se apresenta mais como uma tasca moderna.

Isso é também notório na decoração do espaço, com azulejos e papéis de parede com losangos em tons harmoniosos avermelhados e esverdeados, oferecendo o equilíbrio entre o rústico e a moderno. Destaca-se, também, a distribuição equilibrada entre mesas de madeira e de mármore.

Até aqui, a Tascaria São Rafael estava a funcionar como um Tapas Bar, muito ao estilo espanhol. Mas faltava a parte dos quentes, parte essa que foi colmatada desde o passado dia 16 de outubro, quando entrou em vigor a carta completa do restaurante.

Isto significa que passaram a estar disponíveis opções como Empada de cogumelos na secção dos Bites; Ovos mexidos com cogumelos, Gamba da costa com maionese de limão e Pica-pau de novilho com picles e batatas fritas na Secção dos Petiscos & Sopas; e depois há então toda uma secção nova com os Pratos Principais, onde se poderão deliciar com sete propostas: Ovos escalfados com ervilhas e hortelã, Massada de Peixes e tomate, Bacalhau à Brás, Cataplana de peixes com hortelã da ribeira, Arroz de pato assado com laranja, Bochechas de porco estufadas com puré de batata-doce e Bife do lombo à Portuguesa com presunto e chips de batatas fritas.

Nas sobremesas, às já existentes Baba de camelo e Mousse de chocolate e medronho da carta de soft opening, juntam-se agora o Arroz doce com canela e o Leite creme tradicional.

Para já, a carta irá manter-se tal como está até ao final do próximo verão. A partir daí, a ideia é ir variando as opções consoante as estações, com menus dedicados aos dias mais frios… e aos dias mais quentes. No entanto, o conceito será sempre o mesmo: apostar em comfort food.

No jantar de inauguração, conseguimos provar muitos dos pratos que são servidos no Tascaria São Rafael. Nos frios pudemos deliciar-nos com as Empadas de cogumelos de coentrada, com os Rissóis de camarão, com a Salada de polvo e tomate e, ainda, com ótimos Croquetes de carne e mostarda – é sempre incrível devorarmos croquetes cujo interior não é carne em forma de papa.

Já nos quentes fizeram sucesso o Caldo Verde – que aqui leva por cima um scoop, isto é, uma espécie de pasta por cima da própria sopa, sendo que a ideia é depois misturar tudo -, o Bacalhau à Brás – receita ancestral, surgindo mais cremoso do que é comum encontrar-se por aí -, o Arroz de pato assado com laranja, a Massada de Peixe e Camarão e o tenríssimo Pica-pau de novilho.

Com o estômago quase cheio, mas ainda com espaço para sobremesas, foi ainda possível provar versões de alguns doces, como o Arroz doce e canela, Baba de Camelo e Mousse de chocolate e medronho.

De resto, e à semelhança do que aconteceu na noite de inauguração, o Tascaria São Rafael continuará a apostar em noites musicais, isto é, com interpretações de vários temas conhecidos da música portuguesa, como fado e temas pop mais ligeiros. O restaurante está aberto de quarta-feira a domingo, das 17h às 23h. Para reservas, devem ligar para o 289540300 ou enviar um email.

NAU São Rafael Suites – Um all-inclusive para toda a família… e não só

Feitos vários quilómetros para esta inauguração, a nossa estadia começou, na verdade, horas antes, graças ao nosso alojamento no NAU São Rafael Suites, um hotel 5* all-inclusive, isto é, com tudo incluído não só a nível de refeições, mas também de bebidas.

“As melhores férias em família em regime Tudo Incluído” é a forma como a unidade hoteleira se vende e, efetivamente, é um resumo da experiência essencial da costa algarvia. Com vistas sobre a deslumbrante Praia de São Rafael, apenas a 5 minutos de Albufeira, o NAU São Rafael Suites é muito procurado por portugueses, mas também por estrangeiros, que aproveitam não só as piscinas – três exteriores, sendo uma para crianças, e uma interior -, como o SPA e, claro, a imensa oferta gastronómica.

Sendo um hotel inaugurado em 2005, é natural que, ao longo do tempo, tenha sofrido algumas remodelações. Aconteceram em 2018, na altura para renovar quartos, lobby bar e restaurante buffet, bem como para criar um pequeno ginásio outdoor, e desde 2023, ano em que começaram a trabalhar na renovação da receção e lobby, bar, restaurante de buffet, spa e na zona exterior das piscinas. Esta recente renovação, concluída em maio deste ano, custou um milhão de euros, e fez também com que o hotel surgisse com um novo conceito, destinado a famílias com crianças. Graças a esta renovação, e pela primeira vez, o hotel estará em funcionamento também durante o inverno. Mas a renovação não fica por aqui, até porque, no inverno, outros quartos serão remodelados.

Com 105 unidades de alojamento, de tipologias como quartos standard, suites, familiares ou familiar plus, o Echo Boomer ficou numa suite com vista mar, imensamente espaçosa com os seus 60m2, duas casas de banho (uma en-suite) e varanda. Honestamente, faltava apenas uma parte de cozinha para que pudéssemos chamar casa a esta suite. Na sala de estar, por exemplo, há imenso espaço, com um sofá, TV e, até, mesa de jantar para quatro pessoas.

Nesta altura do ano, a lotação do hotel ronda os 100%, havendo mesmo vários dias em que está totalmente lotado, e tudo devido a golfistas – ficam aqui alojados pois os preços, para tudo aquilo que é oferecido, são muito competitivos nesta época, e também devido à proximidade de três excelentes campos de golfe: Salgados, Alamos e Morgado.

Na verdade, não encontrámos muitos portugueses nesta época do ano, mas disseram-nos que, nos meses de verão, o NAU São Rafael Suites estava cheio de famílias portuguesas. E não admira porquê.

O maior chamariz está mesmo na questão do tudo incluído, sendo que não só há imensa variedade, como a comida é, de facto, muito boa. Todas as refeições são servidas no The Garden – Restaurante Buffet, que começa a operar logo às 7h da manhã, para o pequeno-almoço, até às 11h. Já das 11h30 às 12h são servidos os snacks da manhã e, das 12h30 às 15h, é tempo do almoço. Depois, o período das 15h30 às 18h é reservado aos snacks da tarde. Já o jantar funciona das 19h às 22h30. Portanto, há praticamente comida a toda a hora.

Este restaurante não divulga o menu de almoço, uma vez que é bastante amplo, mas divulga, sim, o menu de jantar todos os dias, pois são temáticos. Por exemplo, fomos a tempo de apanhar o jantar BBQ, com pratos principais como Picanha grelhada com manteiga de alho, Maminha, Franguinho grelhado com molho de limão/piri-piri, Secretos de porco grelhados com pickles, Sardinhas, Posta de Salmão e Espetada de halloumi vegan e vegetais, além de sobremesas como Banoffee, Bolo brigadeiro, Tarte de natas, Torta de amêndoa e Pudim de café. Já no dia do nosso check-out o jantar teria a temática de comida mediterrânea, com propostas como Perca com funcho e courgette, Lasanha de bacalhau e espinafres, Pernas de pato confit com molho bigarade, Tagine de borrego e alperces, e doces como Torta de limão, Semifrio de caramelo ou Mousse de manga, entre outras coisas. Variedade há, e muita, e a qualidade acompanha essa variedade.

Quanto ao pequeno-almoço, é também muito apetecível. Assim que chegam ao buffet reparam nos donuts, bolas de Berlim e vários bolos, como Bolo de Chocolate ou Bolo de Coco, além de Delícias de Maçã, Napolitanas de chocolate, entre outras delícias. Mas quem não quer apenas comer algo mais doce tem sempre uma boa seleção de queijos, presunto, salames e fiambres à disposição, bem como ovo mexido, ovo estrelado, legumes, cogumelos, bacon, salsichas, uma variada seleção de pão, uma mesa dedicada com cereais e frutos secos, muita fruta, pastéis de nata e panquecas. Apanhámos, também, uma mesa exclusiva para produtos vegan e sem glúten, o que é sempre de louvar. Não sendo um pequeno-almoço gigantesco como já apanhámos noutros hotéis 5 estrelas – a verdade é que ninguém precisa de tanta comida -, há muita variedade e, acima de tudo, qualidade.

Para terminar este capítulo do buffet, falar então do almoço, que, apesar de não ter menu divulgado, como referimos, tem opções para todos os gostos. No dia em que fomos almoçar ao The Garden – Restaurante Buffet, apanhámos delícias como Bochechas de porco estufadas, Espetadas de Tamboril, Dourada, Lasanha de carne, Tiras de choco, Pastéis de bacalhau, Pizza, entre muitas outras opções mais leves.

Quanto às bebidas, se no pequeno-almoço podem servir-se diretamente numa das várias máquinas automáticas que preparam o que desejam beber, ao almoço podem beber vinho à descrição, seja branco, tinto ou rosé. Há, também, outras bebidas incluídas, como variados sumos. Portanto, e para aconchegarem o estômago, é ao The Garden – Restaurante Buffet que se devem deslocar, a não ser que, claro, queiram experimentar os pratos da Tascaria São Rafael, mas aí terão de pagar, pois não faz parte do pacote all-inclusive.

Há, ainda, um outro restaurante, o italiano Eataly, que vai fechar portas no dia 1 de novembro. A ideia é, segundo José Salvador, adaptar o espaço para os miúdos, isto é, um Kids Corner, num espaço onde possam cozinhar – sujar as mãos, leia-se – as suas próprias pizzas e massas. Este projeto, porém, só deverá arrancar no final de 2025.

Voltando às bebidas, porque é importante referir, fora do buffet os hóspedes têm disponível o Tiny Leaf – Lobby Bar, onde podem beber à vontade até às 23h. Será o único bar do NAU São Rafael Suites em funcionamento a partir de 1 de novembro, isto porque o bar da piscina fecha, devido às evidentes condições atmosféricas.

A partir dessa data, o Tiny Leaf – Lobby Bar passa a estar aberto desde as 10h30, para que os clientes tenham sempre um local onde possam beber. Este bar conta com quatro prateleiras cheias de garrafas diferentes, para que os clientes possam olhar e escolher o que querem beber, mas atenção: destas prateleiras, apenas a última, a contar do fim, está incluída no pacote all-inclusive.

Se isto é algo limitador? Nem por isso, pois a oferta é imensa. Desde cerveja Super Bock aos vinhos servidos no buffet, passando pelo Moscatel de Setúbal, Amarguinha, whisky Johnny Walker, gin Gordon, Tequila Olmeca, vokda Smirnoff, Licor Beirão, Vinho do Porto, Martini, entre outros, há muito por onde escolher. E isto não é tudo, até porque ainda têm à disposição uma lista de cocktails que aconselhamos a provar.

No entanto, e na zona do Eataly, enquanto o tal Kids Corner não surge, há também a ambição de criar um segundo bar, para que, quem sabe, seja possível “separar” os golfistas – demasiado barulhentos por vezes, num hotel onde a tranquilidade reina – dos outros hóspedes.

Também a parte da piscina interior foi alvo de remodelação, contando agora com uma espécie de minicascata, o sempre bem-vindo jacuzzi, entre outras valências. Para irem até à piscina interior – recomenda-se que levem roupão que têm no quarto – têm sempre de passar pela zona do SPA, uma das áreas intervencionadas na remodelação. O Wellness Hub São Rafael é dos poucos serviços que não estão incluídos na estadia, o que significa que qualquer terapia, ritual ou massagem, entre outras propostas, terá de ser pago à parte.

De resto, podemos ainda referir que o NAU São Rafael Suites é um hotel pet-friendly, logo os animais de estimação são bem-vindos; que há um campo de ténis à vossa disposição; que há várias atividades e serviços para descobrirem a região durante a vossa estadia, sendo que terão de perguntar na receção por mais detalhes; e que há um shuttle bus gratuito que vos leva do hotel a Albufeira, e vice-versa, caso queiram conhecer um pouco melhor a cidade.

Por último, e tendo em conta que, em 2025, o NAU São Rafael Suites fará 20 anos de existência, estão já a ser preparadas iniciativas para celebrar esse marco. Até lá, o foco está mesmo na Tascaria São Rafael, que devem mesmo experimentar caso tenham oportunidade.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados