A atividade da MediaMarkt, em Portugal, será consolidada a 100% nas contas da Fnac Darty a partir de 1 de outubro de 2023.
Foi um dos artigos que marcou o passado mês de abril. A MediaMarktSaturn, filial da Ceconomy, acordou com a retalhista francesa de eletrónica Fnac Darty a venda do negócio português da MediaMarkt. A Fnac Darty Portugal, uma subsidiária integral da Fnac Darty, irá adquirir 100% da MediaMarkt Portugal, incluindo as 10 lojas físicas no país, o negócio online e cerca de 450 funcionários.
Em comunicado, Karsten Wildberger, CEO da Ceconomy e da MediaMarktSaturn, avança que, e apesar do “forte desempenho” da equipa local, que o negócio em Portugal “ainda é demasiado pequeno para alcançar uma posição de liderança no mercado”. No ano fiscal 2021/2022, a MediaMarkt Portugal gerou um volume de vendas na ordem dos 140 milhões de euros, muito longe dos 370 milhões de euros alcançados pela FNAC.
Já Enrique Martinez, CEO do Grupo FNAC DARTY, afirmou que a presença da marca em Portugal “tem sido uma história de sucesso desde há 25 anos”, ainda acrescentando que o anúncio de hoje “abrirá um novo capítulo de expansão bem-sucedida”. “A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à FNAC aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o Grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a FNAC e a Darty em França, em 2018”, referiu o CEO do Grupo FNAC DARTY. Além disso, salientou o responsável, esta aquisição “permitirá unir forças no pós-venda e outros serviços e alargar a nossa ação no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular”. “Em breve, desejo poder dar as boas-vindas aos 450 funcionários da MediaMarkt Portugal e compartilhar com eles esta nova aventura de criação de valor para todos os nossos stakeholders”, rematou Enrique Martinez.
Já em agosto, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência deliberou “adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência, uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste”. Por outras palavras, o negócio podia prosseguir, uma vez que fora aprovado pelas autoridades competentes em matéria de concorrência.
Já hoje, ficámos a saber que a Fnac Darty anuncia que finalizou a aquisição da MediaMarkt em Portugal, de acordo com os termos comunicados a 20 de abril de 2023, para conclusão a 30 de setembro de 2023.
Com esta aquisição, a Fnac Darty consolida a sua posição de número dois em Portugal, um mercado muito dinâmico para o grupo. Esta operação constitui uma oportunidade para a empresa acelerar o crescimento das suas actividades habituais, diversificar e desenvolver-se nas categorias de grandes e pequenos electrodomésticos, bem como reforçar os seus serviços e melhorar a sua eficácia a nível mundial.
“Estamos muito satisfeitos por finalizar esta aquisição em Portugal, um território europeu particularmente dinâmico, e por acolher hoje no Grupo Fnac Darty 450 novos colaboradores, especialistas nos segmentos da eletrónica e dos electrodomésticos. A aquisição da MediaMarkt permite ao nosso grupo consolidar as competências tecnológicas e reforçar a nossa força de vendas para oferecer aos clientes portugueses a mais relevante gama de produtos e serviços. Estamos assim a fortalecer o nosso posicionamento distintivo para responder aos desafios do poder de compra e do consumo responsável”, refere Enrique Martinez, CEO da Fnac Darty.
A atividade da MediaMarkt, em Portugal, será consolidada a 100% nas contas da Fnac Darty a partir de 1 de outubro de 2023.