Estava mais do que visto que tinham sido as autoridades a encerrar o site.
Há alguns dias falámos aqui sobre o desaparecimento do FMovies, um dos maiores sites dedicados à pirataria de streaming, do mundo. Na altura demos conta que o mesmo estava offline há semanas, e não dava qualquer sinal de vida que fosse renascer… nem que fosse com qualquer outro domínio. Mas agora já é conhecido o motivo do seu desaparecimento.
Agora, e sem qualquer surpresa, ficámos a saber que os motivos que levaram ao encerramento do FMovies foram causados por uma operação policial:
“A destituição do Fmovies é uma vitória retumbante para o elenco, a equipa, os argumentistas, os diretores, os estúdios e a comunidade criativa em todo o mundo”, afirmou Charles Rivkin, o presidente das associações antipirataria MPA (Motion Picture Association) e ACE (Alliance for Creativity and Entertainment).
Segundo o ACE, o Fmovies, juntamente com sites afiliados como Bflixz, Flixtorz, Movies7, Myflixer e Aniwave, atraíram mais de 6,7 mil milhões de visitas entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Lançado em 2016 e sediado em Hanói, Vietname, o FMovies era baseado na plataforma e host VidSRC.to sob a liderança dos mesmos operadores.
Em colaboração com a ACE, a operação de desmantelamento envolveu autoridades vietnamitas e americanas. Dois indivíduos vietnamitas ligados ao site foram presos pela polícia de Hanói, contudo, segundo algumas informações, os mesmos ainda não foram acusados.
Encerramento do FMovies é um momento histórico para o ACE
O ACE fala de uma ação histórica em defesa dos direitos de propriedade inteletual e do encerramento da “maior operação de streaming pirata do mundo”. A Entertainment Alliance Against Piracy baseia-se nos recursos da MPA e na experiência dos seus membros no assunto. O seu conselho de administração inclui Amazon, Apple TV+, Netflix, Paramount Global, Sony Pictures, Universal Studios, The Walt Disney Studios e Warner Bros. Discovery.