O Firefox vai dar finalmente suporte a Progressive Web Apps nos sistemas Windows, macOS e Linux.
O Firefox anunciou que vai oferecer suporte para as Progressive Web Apps (PWAs). A integração está atualmente em desenvolvimento e disponível nas versões mais recentes do Firefox Nightly, ao ativar o sinalizador experimental “browser.taskbarTabs.enabled” na página about:config.
Contudo, a implementação difere da abordagem de outros navegadores. O gestor de produtos do Firefox, David Rubino, explica que o objetivo é proporcionar uma experiência semelhante à de uma aplicação para qualquer site, sem que os utilizadores sintam que estão a sair do Firefox. Um teste anterior para as Progressive Web Apps de desktop não foi lançado após os testes terem começado com os utilizadores, e muitos terem revelado que lhes estava a causar alguma confusão. A nova abordagem agora foca-se em fornecer aos sites funcionalidades semelhantes às de aplicações quando necessário, sem necessariamente cumprir as especificações técnicas das Progressive Web Apps.
O conceito permite que os utilizadores transformem qualquer aba do navegador numa aplicação web com um clique. Assim, a página aparece com o seu próprio ícone na barra de tarefas e comporta-se como uma aplicação normal. O estado do site permanece completamente intacto – até mesmo os vídeos em execução continuam a ser reproduzidos sem interrupção.
Uma inovação importante é a restrição da navegação. As Progressive Web Apps permanecem restritas ao seu domínio, e por esse motivo, os links externos abrem em novas janelas normais do Firefox. Há exceções para processos de login e redirecionamentos, e as Progressive Web Apps também podem intercetar URLs do seu escopo: por exemplo, se clicarem num link do Reddit numa janela normal do Firefox, o link será aberto na própria aplicação da Web do Reddit.
As versões mais recentes do Firefox Nightly para Windows, macOS e Linux incluem a configuração oculta para o recurso Guias da Barra de Tarefas, que atualmente não tem efeito visível. No entanto, e segundo as palavras de Rubino, a sua implementação real deverá levar algum tempo. A integração ao sistema operativo ocorrerá inicialmente para o Windows, e as Progressive Web Apps aparecerão com os seus próprios ícones na barra de tarefas, que podem ser fixados e estão disponíveis no menu Iniciar e na visão geral Alt+Tab. A implementação para macOS é tecnicamente mais exigente e será implementada posteriormente.