O novo Firefox 138 já está disponível para download para Windows, macOS e Linux.
A Mozilla disponibilizou a versão estável do Firefox 138, que chega com várias novas funcionalidades e que já se encontra disponível para download.
A gestão de perfis chega para ajudar o utilizador a proteger a sua privacidade e a manter o foco, separando a sua vida online em perfis distintos — para trabalho, estudos, planeamento de férias ou o que preferir. Com o Firefox 138, agora é possível atribuir nomes aos perfis e personalizá-los com avatares e esquemas de cores, facilitando o reconhecimento e permitindo alternar rapidamente entre eles, mantendo os favoritos, os separadores e o histórico de navegação completamente isolados.
Por outro lado, a funcionalidade de agrupamento de separadores, que foi introduzida no Firefox 137, está agora disponível para quase todos os utilizadores. Assim, é criar um grupo ao arrastar um separador para cima de outro, fazer uma pausa e depois largar. Também é possível reposicionar um grupo de separadores na barra correspondente, arrastando-o.
O Firefox 138 inclui ainda o seguinte:
- Os utilizadores nos EUA podem agora aceder a sugestões meteorológicas através da barra de endereços. Basta escrever um termo relacionado com o tempo ou o nome de uma cidade, e o resultado será apresentado diretamente no menu suspenso da barra de endereços.
- O Firefox no Windows 11 passou a utilizar menus em estilo acrílico para janelas pop-up, alinhando-se melhor com a estética do sistema operativo.
- Agora é possível copiar hiperligações de separadores em segundo plano através do menu de contexto na barra de separadores no macOS e no Linux.
- Foi melhorada a experiência de preenchimento automático de moradas e dados de cartões de crédito, para lidar de forma mais eficaz com formulários que são atualizados dinamicamente à medida que os utilizadores inserem informações. O preenchimento automático preenche agora corretamente os campos que surgem, por exemplo, após a seleção de um país.
Como sempre, o Firefox 138 já está disponível para download no site oficial da Mozilla.