A nova versão do famoso navegador já está disponível para instalação.
A Mozilla iniciou ontem o processo de disponibilização do novo Firefox 132, uma versão que chega com algumas novas funcionalidades, incluindo o suporte para a resolução 4K nas diversas plataformas de streaming.
O Firefox 132 permite a reprodução de conteúdo em 4K nos serviços de streaming graças à adição de reprodução de multimédia encriptada do Microsoft PlayReady. Por enquanto, é algo apenas válido para dispositivos com sistemas Windows, sendo que a Mozilla diz que está a oferecer o suporte a 4K para os “principais parceiros de streaming”. Contudo, não foi especificado se isso se aplica à Netflix, Prime Video, Disney+ ou outras plataformas.
Esta novidade é também a oportunidade de ter a reprodução em 1080p em diversas plataformas e colocar definitivamente de lado a pobre resolução 720p, que poderia ser apresentada até agora. A Mozilla acrescenta que os utilizadores beneficiam de um consumo reduzido de energia e melhorias de desempenho na visualização de filmes e séries em streaming.
Por outro lado, o Firefox 132 oferece suporte para o Wide Color Gamut ao nível do WebGL, tanto no sistema operativo Windows como no macOS. Esta funcionalidade traz uma gama de cores mais rica e viva para vídeos, jogos e imagens. Esta implementação atualmente suporta perfis de cores mais amplos (P3) de 8 bits.
A aceleração de hardware WebRender agora também está ativa para a maioria dos filtros SVG, melhorando o desempenho de alguns conteúdos com uso intensivo de gráficos. Os filtros acelerados incluem: feBlend, feColorMatrix, feComponentTransfer, feComposite, feDropShadow, feFlood, feGaussianBlur, feMerge e feOffset.
Outras novidades do Firefox 132 são:
- Adicionado suporte para novas funcionalidades de partilha de ecrã e seleção de janela do macOS no macOS 15 Sequoia. O suporte para macOS 14 Sonoma será adicionado numa versão futura;
- A funcionalidade de restauração de sessão no macOS foi melhorada;
- O Firefox agora reinicia automaticamente se tiver sido aberto antes da reinicialização do sistema, como após uma atualização do sistema operativo;
- O Firefox agora também bloqueia o acesso a cookies de terceiros quando a opção Enhanced Tracking Protection Strict está ativa.
Como sempre, esta nova versão do Firefox está disponível para download no site oficial da Mozilla. Aqueles que já tiverem uma versão do navegador instalado no seu dispositivo, bom, apenas precisam de o atualizar.