Desenvolvimento de um novo Final Fantasy IX pode ter sido suspenso

- Publicidade -

Um novo rumor indica que aguardado relançamento de Final Fantasy IX poderá estar temporariamente parado, sem garantias de continua o desenvolvimento

O lançamento de uma muito aguardada nova versão de Final Fantasy IX regressa ao campo das incertezas. De acordo com o informador NateTheHate, o projeto poderá estar atualmente “em pausa”, sem garantias de que a Square Enix pretenda regressar ao seu desenvolvimento.

Em resposta a outro utilizador nas redes sociais, NateTheHate afirmou que “assume que o jogo está em pausa”, acrescentando que “é desconhecido se a Square Enix irá retomar o trabalho ou não”. Este comentário, que é lido com grande credibilidade, reforça uma série de rumores que já indicavam dificuldades internas no desenvolvimento do projeto, descrito anteriormente como “em apuros” e sujeito a possíveis cancelamentos.

Este novo Final Fantasy IX tem sido alvo de muita especulação desde que foi mencionado numa das fugas de informação mais conhecidas da indústria, a lista da NVIDIA GeForce Now, que revelou vários títulos ainda não anunciados na altura. Desde então, a Square Enix nunca confirmou oficialmente o desenvolvimento do jogo, embora tenha deixado vários indícios que alimentaram as expectativas dos fãs.

Os rumores mais recentes surgem após a base de dados EpicDB, criada em junho de 2024, ter incluído referências diretas a Final Fantasy IX entre uma lista de jogos não anunciados nessa altura. A mesma base de dados também revelou menções a The Last of Us Part II para PC, Final Fantasy XVI para PC, e um novo Turok da Saber Interactive, entre outros, muitos deles projetos oficialmente já conhecidos e até lançados. Tal como aconteceu com a fuga da NVIDIA, os registos da EpicDB reforçaram a perceção de que o remake de Final Fantasy IX existia efetivamente em desenvolvimento interno.

No início deste ano, o entusiasmo aumentou com o lançamento de um novo site comemorativo do 25º aniversário do título original, lançado em 2000 para a PlayStation. Poucos dias depois, a conta oficial da série publicou uma citação retirada do final do jogo, num gesto interpretado como uma provocação deliberada à comunidade. Contudo, a ausência de anúncios reais desde então faz-se sentir e voltam a colocar em dúvida o destino do projeto.

Enquanto o futuro de Final Fantasy IX permanece incerto, a Square Enix continua focada em expandir a presença de outros jogos da série em diferentes plataformas, em particular a sub-saga Final Fantasy VII. Recentemente foi anunciado o lançamento do Final Fantasy VII Remake Twin Pack, uma edição física que reúne Final Fantasy VII Remake Intergrade e Final Fantasy VII Rebirth, disponível a partir de 4 de dezembro na PlayStation 5. Este conjunto terá um preço de 69,99€, e marca a primeira vez que as duas partes da trilogia remake lançadas até agora serão reunidas numa só edição.

Adicionalmente, Final Fantasy VII Remake Intergrade prepara o caminho até à Nintendo Switch 2 e à Xbox Series X|S a 22 de janeiro de 2026. Estas versões incluem melhorias técnicas e o modo Streamlined Progression, que permite ajustar a dificuldade e acelerar a progressão. De acordo com a Square Enix, toda a trilogia do remake será gradualmente lançada em todas as plataformas principais, incluindo PlayStation 5, PC, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados