A versão mais antiga agora com suporte é a versão 6.0, conhecida como Android Marshmallow.
A Google faz todos os possíveis para manter o suporte para as versões mais antigas do Android pelo maior tempo possível. Obviamente, tudo tem um fim, e nas últimas horas, a empresa fez um anúncio relacionado ao Android Lollipop. Assim, segundo a empresa, chegou a hora de reformar essa versão do seu sistema operativo e, por isso, deixa de disponibilizar atualizações dos Google Play Services para o mesmo.
Lançado em forma de versão estável em novembro de 2014, o Android Lollipop, ou Android 5.0, teve a honra de ser o primeiro a disponibilizar o Material Design, e alguns meses depois, em março de 2015, recebeu a versão 5.1. Permaneceu nessa versão até ao lançamento da versão 6.0, que aconteceu em outubro de 2015.
Lembramos que, quando smartphones ou tablets Android saem do período de suporte de software do sistema operativo e não recebem mais atualizações e patches de segurança, continuam a receber atualizações do Google Play Services, graças às quais podem contar com alguns novos recursos importantes.
A Google geralmente deixa de lançar atualizações do Google Play Services quando uma versão do sistema operativo tem uma difusão muito baixa (parece que o Android Lollipop está em torno de 1%), permitindo assim que os programadores se concentrem noutras versões do sistema, nas mais recentes e em dispositivos mais potentes, a fim de garantir um alto nível de segurança. Quando as atualizações do Google Play Services terminam, os dispositivos não recebem novos recursos ou atualizações de segurança importantes e podem deixar de ser compatíveis com algumas aplicações.
Android Lollipop chega à idade da reforma
Atualmente, a versão mais antiga do sistema operativo compatível com as atualizações do Google Play Services é o Android 6.0, que é conhecida como Android Marshmallow, e aqueles que possuem um dispositivo com uma versão mais antiga devem considerar deixá-lo de lado.