A longa-metragem live-action de Horizon Zero Dawn já tem argumento concluído e estreia prevista para 2027.
A Sony Pictures confirmou que o filme live-action baseado em Horizon Zero Dawn da Guerrilla Games, já tem o argumento concluído e deverá começar as filmagens em 2026, com lançamento previsto para 2027. A informação surge num documento judicial recente, relacionado com o processo movido pela Sony contra a Tencent, onde a empresa acusa o grupo chinês de plagiar elementos da franquia Horizon. O documento, apresentado a 16 de outubro, inclui uma declaração de Asad Qizilbash, responsável pela PlayStation Productions, que detalha o estado atual do projeto e confirma o envolvimento da Columbia Pictures.
De acordo com Qizilbash, “já temos o argumento pronto e estamos à procura de um realizador, com o objetivo de iniciar as filmagens em 2026 e lançar o filme em 2027”. O produtor sublinha ainda que Aloy, protagonista dos jogos Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West, será uma peça central da narrativa cinematográfica sendo descrita como um “ícone essencial para o futuro da marca PlayStation”. O filme faz parte do esforço da empresa em expandir o universo PlayStation para além do meio interativo, apostando em novas adaptações para cinema e televisão.
O projeto estava originalmente pensado como uma série de televisão para a Netflix, anunciada em 2022 e liderada por Steve Blackman, conhecido pelo trabalho em The Umbrella Academy. No entanto, a produção foi cancelada discretamente em 2024, depois de surgirem acusações de má conduta contra o showrunner. A Sony reformulou o conceito, transformando-o numa longa-metragem em parceria com a Columbia Pictures, o mesmo estúdio responsável pelas adaptações de Uncharted em 2022 e Gran Turismo em 2023.
A mudança de formato reflete uma nova estratégia da Sony, que pretende consolidar as suas propriedades mais reconhecidas em projetos cinematográficos de grande escala, tal como aconteceu com Uncharted, protagonizado por Tom Holland, e Gran Turismo, realizado por Neill Blomkamp.
Tal como o jogo, a narrativa deste projeto deverá acompanhar as primeiras aventuras de Aloy, uma caçadora de máquinas num mundo pós-apocalíptico dominado por criaturas mecânicas colossais, que embarca numa aventura de auto-descoberta e dos mistérios que levaram ao colapso de uma sociedade outrora tecnologicamente avançada, que deixou as máquinas a cuidar o planeta. Nesta fase ainda não se conhecem nomes associados à realização ou ao elenco.
Para além do filme de Horizon Zero Dawn, a PlayStation Productions tem um vasto leque de adaptações atualmente em desenvolvimento. Entre elas estão um filme de Ghost of Tsushima, realizado por Chad Stahelski (John Wick), um filme de Days Gone, escrito por Sheldon Turner, e a série God of War para a Amazon Prime Video. Também estão confirmadas a terceira temporada de The Last of Us na HBO, uma adaptação de Gravity Rush, e uma versão anime de Ghost of Tsushima: Legends que chegará à Crunchyroll.
