A FIFA acredita que consegue ter um novo jogo de futebol em condições.
A FIFA revelou mais um jogo de futebol, que apesar de se apresentar como um jogo para todos os fãs da modalidade, não só vai ficar fechado ao ecossistema da Netflix como será mais um jogo móvel. As altas ambições da FIFA não combinam com a descrição do jogo em comunicado, que é descrito pelo presidente da Netflix como uma forma para “os fãs celebrarem (o futebol) nas suas salas”, ainda a tempo do Campeonato do Mundo FIFA 2026.
Adicionalmente, o comunicado também diz coisas estranhas e sem sentido como “queremos trazer o futebol de volta às suas raízes com algo que todos podem jogar com um toque de um botão.” E por todos, Alain Tascan, o presidente da Netflix, quer dizer apenas quem tem uma subscrição sua. Para além disso, como todos os fãs de jogos de futebol devem recordar-se, os jogos FIFA e Pro Evolution Soccer mais antigos jogavam-se apenas com um botão (só que não).
Gianni Infantino também tece comentários de entusiasmo e sonhos, prometendo inovações futebolísticas no espaço dos videojogos com a ambição de chegar a milhares de milhões de fãs em todo o mundo. Um sonho bonito considerando que a Netflix, apesar de muitos subscritores, ainda são “apenas” 300 milhões de subscritores em todo o mundo.
De realçar que apesar de Tascan afirmar que será um jogo que pode ser jogado com um toque de um botão, já Infantino descreve-o como um simulador.
Sobre o aspeto do jogo que irá sair alegadamente antes do Campeonato do Mundo FIFA 2026, não há ainda qualquer vídeo ou imagem do título para tecer comentários adicionais. Sabe-se apenas que está a ser produzido pela Delphi Interactive, um estúdio que está atualmente a dar suporte à IO Interactive no desenvolvimento de 007: First Light, e que na sua página oficial até ao anúncio oficial deste jogo da FIFA era descrito da seguinte forma “A Delphi foi pioneira num modelo comprovado para reduzir o risco dos títulos, baixar os custos de desenvolvimento e criar um alinhamento sem precedentes entre detentores de propriedade intelectual, criativos e produtores.”
Este será o segundo jogo revelado pela FIFA nos últimos meses. Em outubro, a organização revelou FIFA Heroes, um jogo móvel e árcade, com um estilo de jogo de 5V5 e orientado para os mais novos. Já na altura também com uma apresentação de carácter duvidoso. FIFA Heroes tem lançamento nos dispositivos móveis também para o ano.
Para uma experiência mais autêntica, os antigos fãs de FIFA podem, no entanto, respirar de alívio enquanto EA Sports FC for uma solução, como é o caso de EA Sports FC 26, o mais recente lançamento da série sucessora, que considerámos ser “uma das melhores entradas da última década”, na nossa análise.
