Nova sobretaxa da companhia aérea varia entre 1 e os 72€.
O grupo de aviação Lufthansa começou a cobrar uma sobretaxa adicional em todos os seus voos que partam da União Europeia, Reino Unido, Noruega e Suíça. Esta medida, em vigor desde o início do ano, visa compensar os custos crescentes com o uso de combustíveis alternativos mais sustentáveis, utilizados pela companhia para reduzir as suas emissões de dióxido de carbono. O valor da sobretaxa variará entre 1 e 72€, dependendo da rota e do tipo de tarifa escolhida pelo passageiro.
Esta decisão surge em resposta aos novos regulamentos da União Europeia (UE), que exigem que, a partir de 2025, as companhias aéreas utilizem pelo menos 2% de combustíveis de aviação sustentáveis. Esses combustíveis, conhecidos como SAF (Sustainable Aviation Fuels), são produzidos a partir de fontes renováveis, como resíduos alimentares e gordura animal, e têm como objetivo reduzir a pegada de carbono da aviação.
A Lufthansa afirmou em comunicado que, devido ao impacto financeiro associado a essa transição, não pode suportar sozinha os custos adicionais, motivo pelo qual a companhia se viu obrigada a repassar parte desses custos aos passageiros. Esta medida segue a linha de outras grandes companhias aéreas, como a Air France-KLM, que, em 2022, introduziu uma sobretaxa de até 24€ nos voos a partir de França e Países Baixos, com o mesmo objetivo de cobrir os custos relacionados à utilização de combustíveis sustentáveis.
Utilização de combustíveis mais sustentáveis torna as viagens com a Lufthansa mais dispendiosas
A transição para combustíveis mais ecológicos é um desafio significativo para a indústria da aviação, que tem sido um dos setores mais difíceis de descarbonizar. Estima-se que os custos envolvidos nessa mudança possam alcançar milhares de milhões de euros, o que provavelmente resultará num aumento nos preços das passagens aéreas para os consumidores ao longo das próximas décadas. A aviação tem como meta atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, um objetivo ambicioso que requer a adoção de soluções inovadoras, como o uso crescente de SAF.
Enquanto a União Europeia tem avançado com regulamentos para incentivar a produção e utilização de combustíveis sustentáveis, os Estados Unidos têm adotado uma abordagem diferente, apostando em incentivos para a produção de SAF. Esses combustíveis são feitos a partir de resíduos da economia circular, como gordura animal e óleo de cozinha usado, e podem ser utilizados em motores a jato de aviões, misturados com combustíveis tradicionais, sem necessidade de grandes modificações nos motores.
A Lufthansa e outras companhias aéreas, ao implementarem essa sobretaxa, estão a procurar equilibrar o impacto financeiro desta transição para combustíveis mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que contribuem para os esforços globais de redução das emissões de carbono e mitigação das alterações climáticas.