De 20 a 22 de setembro no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.
O festival Nobre Gosto está de regresso ao Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, entre 20 e 22 de setembro, na edição mais internacional de sempre. Além dos vinhos nacionais que chegam um pouco de todo o território nacional, a edição de 2024 vai contar com a presença especial de vinhos internacionais, que se juntam ao cardápio nacional para três dias de festa e atividades que pretendem evidenciar a notoriedade dos vinhos fortificados. A entrada é gratuita e o primeiro dia (sexta-feira, 20 de setembro) é dedicado exclusivamente aos profissionais da restauração e hotelaria.
Como aconteceu nas edições anteriores, o anfitrião da terceira edição do Nobre Gosto, volta a ser o vinho de Carcavelos, que convida o Vinho do Porto, o Vinho da Madeira e o Vinho Moscatel de Setúbal para provas de degustação. Além dos nacionais, este ano participam ainda o espanhol “Vinho de Jerez, Vos e VORS, os Vinhos mais nobres de Jerez”, no dia 21, e o húngaro “Vinho Tokaj “Os Vinhos da coleção Confraria Tokaj”, no dia 22.
As novas formas de consumir vinhos fortificados também vão estar em destaque, como por exemplo os cocktails. Por isso, o Nobre Gosto vai ter em permanência um bar que servirá cocktails baseados nos licorosos portugueses. Haverá, ainda, uma masterclass orientada por Wilson Pires, considerado o bartender do ano, dirigida a profissionais do ramo, gratuita, mas sujeita a inscrição.
O festival começa pelas 15 horas de sexta-feira, 20 de setembro, com um dia dedicado aos profissionais do sector Horeca. Sábado funciona entre as 15h e as 21 horas, e no domingo começa à mesma hora, encerrando pelas 19 horas. A programação completa pode ser consultada no site oficial.