Nova oferta de comboios duplos e simples da Fertagus entra em vigor esta terça-feira

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Estas medidas permitirão aos passageiros distribuírem-se pelos comboios com maior capacidade de transporte.

Foi no passado dia 15 de dezembro de 2024 que a Fertagus implementou novos horários que incluem um aumento significativo na frequência de comboios para Setúbal e Coina. De acordo com a empresa, esta alteração traduziu-se numa maior disponibilidade de lugares nas ligações ferroviárias entre as duas margens do rio Tejo.

Com o novo horário, a empresa prevê realizar mais 28% de quilómetros anuais, totalizando 3.111.746 quilómetros. Este aumento reflete-se numa maior frequência de comboios e num reforço significativo da capacidade de transporte nos dois sentidos.

Os serviços para Setúbal foram particularmente beneficiados, com uma nova frequência de 20 minutos durante todo o dia, tanto nas horas de ponta como fora delas. Até então, estas frequências eram de 30 minutos nos períodos de maior procura e de 60 minutos nos restantes horários. Esta mudança representa um crescimento de 73% nos lugares disponíveis em dias úteis e de 172% aos fins-de-semana e feriados.

Para Coina, os dias úteis mantêm frequências de 10 minutos nas horas de ponta e de 20 minutos fora deste período. No entanto, aos fins-de-semana e feriados, as novas frequências passam de 30 para 20 minutos.

Estas alterações foram implementadas sem necessidade de aquisição de novos comboios, sendo viabilizadas no âmbito do prolongamento da concessão da Fertagus até 31 de março de 2031, decidido pelo Governo no quadro de medidas para reequilibrar financeiramente o serviço.

Para suportar o aumento da operação, a empresa contratou mais 29 trabalhadores, reforçando as equipas em áreas como condução, manutenção, fiscalização, segurança e atendimento ao público. Mas se isto foi o que a empresa comunicou, a verdade é que, na prática, tem deixado a desejar.

As críticas têm-se multiplicado nas redes sociais e em mensagens dirigidas à Câmara Municipal de Almada. Desde a mudança nos horários, os passageiros que utilizam os comboios que partem de Setúbal relatam dificuldades crescentes, especialmente na estação do Pragal, onde os comboios chegam frequentemente lotados, deixando muitos utentes em terra.

Ciente das queixas dos utilizadores, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, referiu que é urgente reforçar o número de carruagens para dar conta dos problemas.

“Os constrangimentos que temos notado, e de forma muito intensa, devem-se a uma reformulação no seguimento de uma renovação do contrato de concessão que o Governo fez com a Fertagus. De facto, aumentou a frequência e não temos dúvidas da importância, mas tem um grande inconveniente que é não haver aumento de carruagens”, disse este mês a autarca.

Ciente dos vários e negativos relatos, a Fertagus veio publicamente anunciar que tem “acompanhado atentamente a implementação do novo horário comercial” e que estava vigilante “à evolução da procura”. E foi por isso que, na semana passada, anunciou que iria avançar com uma nova oferta de comboios duplos (8 carruagens) e simples (4 carruagens) na hora de ponta da manhã.

“Com esta melhoria, irá realizar-se o serviço, nas horas de ponta da manhã, com comboios duplos e simples, garantindo-se que não haverá dois comboios simples seguidos, no troço Coina/Lisboa. Estas medidas permitirão aos passageiros distribuírem-se pelos comboios com maior capacidade de transporte“, disse a empresa no seu site oficial.

Esta nova oferta deveria ter entrado hoje, dia 20 de janeiro, em vigor, mas houve um imprevisto que causou este atraso. “A Fertagus informa que devido a uma situação inesperada de extrema humidade, que se fez sentir durante esta madrugada, verificaram-se problemas técnicos com o material circulante que impossibilitaram a realização das alterações anteriormente anunciadas para o dia 20 de janeiro de 2025. As alterações serão implementadas a partir do dia de amanhã, dia 21 de janeiro de 2025”, referiu a Fertagus nas redes sociais.

Podem consultar aqui a nova oferta de comboios duplos e simples e a taxa de ocupação dos comboios nas horas de ponta.

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