Cai por terra a promessa que o ex-presidente Fernando Medina tinha feito em 2015.
Estávamos em 2015 quando o executivo de Fernando Medina, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, anunciava a mudança da Feira Popular de Lisboa para um conjunto de terrenos junto ao Bairro Padre Cruz, em Carnide. Mas esse projeto foi agora cancelado pelo atual presidente Carlos Moedas.
“Esse projeto de um parque de diversões, a realidade é que nunca foi conseguido. Deve haver uma razão para isso, e a razão é que esse tipo de parques de diversão no centro de cidade não fazem o mesmo sentido que faziam no passado”, explicou o autarca de Lisboa, em declarações à Renascença. “Podemos ter diversão, podemos ter uma parte do parque com alguns equipamentos para esse tipo de diversão, mas não podemos ter um parque, como foi pensado de forma errada, como a Eurodisney. Isso não vai acontecer”.
Mas desengane-se quem acha que esta decisão é surpreendente. No programa da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), o então candidato à presidência da Câmara de Lisboa nas autárquicas de 2021 prometia antes “transformar o atual projeto da Feira Popular, para prever um novo Parque Urbano, com equipamentos de lazer e desporto, incluindo uma nova piscina exterior natural em Carnide, de grande dimensão, ambientalmente inovadora. Este programa de recreio e lazer qualificado será complementado por equipamentos culturais e pela reconversão da Av. Prof. Francisco da Gama Caeiro, com vista a ligar o Bairro Padre Cruz à cidade através de uma avenida urbana”.
Claro que, entretanto, a vereação do PS na Câmara de Lisboa já veio acusar o presidente da autarquia de falta de visão e de ambição para governar a cidade.