Haverá um encerramento antecipado no evento, e logo naquele que seria o primeiro sábado da feira.
No próximo sábado, dia 27 de maio, o Sport Lisboa e Benfica joga o seu último jogo da Liga Bwin 2022/2023 frente ao Clube Desportivo Santa Clara, às 18h, na sua casa: o Estádio da Luz. Até aqui tudo normal, não fosse o facto de bastar apenas um empate (1 ponto) para a equipa sagrar-se campeã nacional e conquistar o seu 38º campeonato de futebol.
Ora, porque é que isto merece destaque? É que, quando o SL Benfica ganha um campeonato, há uma mega concentração de adeptos no Marquês de Pombal. E por acaso, esses festejos vão acabar por afetar a Feira do Livro de Lisboa, que começa já esta quinta-feira, dia 25 de maio, no Parque Eduardo VII, estendo-se até ao dia 11 de junho.
Em comunicado, a APEL afirma ter recebido “a informação, por parte da Polícia de Segurança Pública, que o encerramento da Feira do Livro de Lisboa terá de ocorrer às 17h, de modo a assegurar que até às 18h o recinto fique totalmente liberto de pessoas (funcionários e visitantes da FLL), e, dessa forma, garantir a segurança, a ordem pública e a integridade dos equipamentos públicos e privados em todo o perímetro de segurança afeto às eventuais comemorações que venham a acontecer, incluindo o Parque Eduardo VII”. Este encerramento precoce diz respeito, lá está, ao dia 27 de maio, sendo que no dia seguinte, 28 de maio, voltará tudo ao normal.
No entanto, a APEL não deixa de lamentar esta alteração de horários naquele que seria o primeiro sábado da Feira do Livro de Lisboa. Não só os editores e livreiros participantes na 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa esperam uma quebra importante de faturação, como serão cancelados ou reagendados 155 eventos que se iriam realizar a partir das 17h, dos 265 que já estavam programados para o dia 27 de maio.