O projeto de João Miller Guerra estreia amanhã, 28 de setembro.
Chega amanhã, 28 de setembro, à RTP2 uma série documental passada no interior de várias prisões portuguesas. Fechado é uma série com 12 episódios de cerca de 30 minutos que vai ser transmitida todas as semanas.
O formato “apresenta as vivências pessoais do sistema prisional português, e daqueles que em torno dele se veem forçados a gravitar“. A série resulta do projeto Lado P, desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Caxias, que juntou artistas e pessoas privadas de liberdade, e foi desenvolvida num contexto difícil, abordando um tema complexo: o sistema prisional português, que vai muito além dos números e das estatísticas.
A experiência foi marcante para toda a equipa. Para o realizador, João Miller Guerra, a motivação para a criação do projeto “era entrar numa prisão“. A vontade da equipa era “filmar o lado de lá, porque cada vez conhecíamos mais pessoas do lado de cá ligadas a pessoas que estavam lá dentro, e sentíamos que, no fundo, as pessoas que estão cá fora estão tão presas como quem lá está dentro“.
Daniela Soares, coordenadora e diretora de produção, confessou que “a dureza e a vulnerabilidade do contexto prisional estão intrínsecas na implementação do projeto e no desenvolvimento do trabalho e tornam-se totalmente indissociáveis da envolvência a nível pessoal“.
“Trabalhámos este projeto não esquecendo três vertentes essenciais: os indivíduos desprovidos de liberdade, as instituições e os familiares e amigos. E desta forma, procurámos mostrar como vive e se sente quem está do lado de fora, um olhar para a existência de preconceito, de marginalização“, referiu Filipa Reis, coautora do Lado P e artista formadora e autora de Fechado.