O melhor de tudo é mesmo isso: ser grátis!
Na semana passada, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa apresentou na Livraria Barata, em Lisboa, um serviço que vem permitir a poupança de várias toneladas de papel, promovendo, por isso mesmo, a sustentabilidade. Trata-se do serviço Faturas sem Papel, que apesar de ter entrado em funcionamento no início do ano, só agora foi publicamente apresentado.
Tal como um nome indica, este é um serviço que permitirá a emissão de faturas digitais, ou seja, que serão enviadas diretamente para o email do consumidor, o que permitirá evitar a emissão da típica fatura em papel. Seja um supermercado, farmácia, café, restaurante, entre muitos outros, qualquer estabelecimento comercial poderá aderir ao novo serviço. E os clientes podem ficar descansados, pois não há qualquer partilha de dados adicionais com os comerciantes.
Como funciona o serviço Fatura sem papel?
Basicamente, trata-se de uma medida Simplex que vem agilizar e simplificar o processo de faturação, representando uma redução de custos de operação para as empresas, promovendo a sustentabilidade. Com isto, passará a ser possível receber as faturas por e-mail em qualquer estabelecimento comercial aderente, sem partilha de dados adicionais com os comerciantes, como é o caso do endereço de e-mail.
Os interessados na adesão ao serviço, tanto cidadãos como empresas, deverão começar por visitar o portal de serviços públicos. A partir daí, e após acederem à área reservada, através de autenticação com a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, deverão aceder à opção «Fatura sem papel e escolher a opção «Receção de faturas».
A partir daí é simples. Bastará então, num estabelecimento comercial aderente, indicar o respetivo número de contribuinte, tal como se tem feito até agora, e aguardar pela chegada da fatura no e-mail. Nada mais simples.
Com isto, deixa de ser necessário guardar as faturas em papel, uma vez que estarão sempre disponíveis em formato digital.
Já para o caso de emissão de faturas por parte dos comerciantes, este poderão efetuar a ativação do serviço através do respetivo software de faturação, estando o serviço disponível para os fornecedores aderentes através da opção «Ativação de envio de faturas por email». O serviço será ativado após a realização do processo de autenticação com a Chave Móvel Digital.
O melhor de tudo? Não existem custos associados ao serviço, tanto para cidadãos como empresas. No caso das empresas, deverão aguardar pela atualização do software do respetivo programa de faturação, que terá de aderir ao serviço.