Faro aprova orçamento de 2025 com investimentos recorde em infraestruturas e educação

- Publicidade -

São muitos os projetos planeados.

No início deste mês, a Assembleia Municipal de Faro aprovou o orçamento para 2025, que prevê uma receita global de aproximadamente 100 milhões de euros. Este valor inclui uma receita corrente de 60,6 milhões de euros, receitas de capital de 21,8 milhões e outras receitas que somam cerca de 19,7 milhões. Em termos de despesas, o orçamento contempla um investimento recorde de quase 50 milhões de euros, com 48,5 milhões a serem aplicados em projetos de diversas áreas.

A despesa está dividida entre as despesas correntes, que totalizam 50,6 milhões de euros, e as despesas de capital, que ascendem a 49,4 milhões. Estão também previstas outras despesas no valor de 2 milhões de euros. O investimento será direcionado para várias áreas estratégicas, incluindo a educação, infraestruturas escolares, habitação, requalificação da frente ribeirinha, porto de recreio, intervenção na Praia de Faro, rede viária, ciclovias e saúde.

Na educação, destaca-se a conclusão da reabilitação de várias escolas, como a Escola Básica de Estoi e a Escola Básica e Jardins de Infância Afonso III, além do início das obras na Escola Neves Júnior. Para este último, está previsto um investimento de 5,5 milhões de euros em 2025, com mais 2,7 milhões a serem investidos em 2026. Também será lançado o Centro Cultural de Bordeira, com um valor destinado ao apetrechamento de 1,1 milhões de euros.

No setor da habitação, está prevista a conclusão de projetos de habitação social, nomeadamente na Rua Ludovico Menezes e no Montenegro, com um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros. Uma parte significativa dos recursos será alocada à requalificação da rede viária, que contará com um orçamento de 23,4 milhões de euros, incluindo 2,5 milhões destinados a zonas suburbanas e rurais. Estão também previstas duas empreitadas importantes para 2025, nomeadamente a rotunda das Pontes de Marchil e a Ecovia Faro – Olhão.

A segurança também estará em destaque no próximo ano, com a implementação da Polícia Municipal e a inauguração de uma nova central de comunicações, a ser instalada na sede dos Bombeiros Municipais. Este será um passo importante após a instalação do sistema de videovigilância na cidade, concluído este ano.

O processo de requalificação urbana de Faro incluirá, entre outros projetos, a modernização do porto de recreio e do bairro ribeirinho, bem como a remodelação do eixo central da Baixa da Cidade e a extensão da infraestrutura portuária na Porta Nova. Estes projetos, com investimentos que somam mais de 13 milhões de euros, fazem parte de um esforço contínuo para reimaginar e valorizar a cidade.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados