A Farizon SuperVAN é um veículo 100% elétrico que apresenta uma autonomia de até 398 km.
A Farizon, marca chinesa especializada em veículos comerciais elétricos, iniciou a sua operação em Portugal, trazendo consigo a experiência acumulada pelo Geely Holding Group. Este conglomerado, um dos maiores do setor automóvel, detém marcas reconhecidas como Volvo, Polestar, Zeekr e Lotus, e é responsável pela inovação e desenvolvimento de veículos movidos a novas energias. A Salvador Caetano Auto assume a responsabilidade pela distribuição da Farizon em território nacional.
Com uma forte presença no mercado chinês, onde detém mais de 20% de quota no segmento de veículos comerciais elétricos, a Farizon é uma referência no setor. A marca produz anualmente mais de 300.000 unidades, abrangendo diferentes tipos de veículos, desde comerciais ligeiros até pesados de mercadorias, distribuídos por cinco fábricas. A inovação tecnológica e a conectividade inteligente são dois dos pilares da marca, que procura liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável.
Em Portugal, o lançamento da Farizon foi marcado por um evento no dia 18 de fevereiro, onde foi apresentada à imprensa a SuperVAN, o primeiro modelo da marca a ser comercializado no país.
A Farizon SuperVAN, o modelo inaugural da marca no país, é um veículo 100% elétrico que apresenta uma autonomia de até 398 km (WLTP combinado), com potências que variam entre 170 kW (231 cv) e 200 kW (272 cv). A capacidade da bateria oscila entre os 49 e os 106 kWh, com uma carga útil de até 1.480 kg e um comprimento que varia entre os 4,990 e os 5,995 metros. Disponível em seis versões distintas, o modelo tem preços a partir de 39.592,68€, acrescendo IVA e despesas.
A marca prevê expandir a sua presença em Portugal, com planos de cobertura total em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores, até ao final de 2025.