Problemas nas atualizações levam a Apple à retirada imediata de várias versões do iOS.
A Apple decidiu suspender as atualizações lançadas no início da semana para iPhones e iPads mais antigos. As versões iOS 18.7.4, 16.7.13, 15.8.6 e 12.5.8, bem como as correspondentes para iPad, deixaram de poder ser instaladas, mesmo que continuem a surgir como disponíveis no menu de atualização do sistema.
Estas versões tinham um propósito de renovar certificados de segurança prestes a expirar, assegurando o funcionamento contínuo de serviços essenciais como iMessage, FaceTime e autenticação de contas Apple até, pelo menos, janeiro de 2027. Contudo, algo correu mal durante o processo de distribuição, obrigando a empresa a suspender de imediato a sua disponibilidade.
A situação ganhou maior gravidade quando a operadora australiana Telstra alertou para falhas de ligação à rede e dificuldades em realizar chamadas de emergência após a instalação do novo software. Embora o problema pareça circunscrito, a Apple optou por agir rapidamente para evitar riscos adicionais.
Para já, não há indicação de que utilizadores portugueses estejam a ser afetados, mas a recomendação passa por evitar instalar qualquer atualização que tenha sido suspensa, mesmo que ainda apareça listada no dispositivo. A Apple deverá lançar novas versões corrigidas assim que o problema estiver totalmente identificado.
