A Meta aumentou os seus esforços para acabar com as contas de spam no Facebook.
O Facebook vai reduzir o alcance de contas que publicam conteúdos considerados como spam e excluir essas contas de mecanismos de monetização. A medida insere-se num esforço para melhorar a qualidade do Feed de Notícias, numa ação que Mark Zuckerberg descreve como um regresso ao “Facebook original”.
De acordo com o que a Meta revelou, alguns utilizadores exploram falhas do algoritmo para obter visibilidade ou receitas de forma artificial, o que acaba por sufocar publicações autênticas com conteúdos irrelevantes ou enganosos. Por exemplo, e em breve, as contas que abusem de hashtags ou usem legendas longas sem relação com o conteúdo (como uma foto de um cão acompanhada de texto sobre aviões) serão penalizadas. E mesmo quando estas não são consideradas maliciosas, são práticas que degradam a experiência na plataforma.
As redes organizadas que criem múltiplas páginas para partilhar conteúdos idênticos com o intuito de contornar regras também serão alvo de sanções, nomeadamente a perda de acesso às oportunidades de monetização da plataforma.
O Facebook está ainda a reforçar os mecanismos de deteção de contas falsas e interações artificiais através de várias formas. Por exemplo, comentários identificados como engajamento fraudulento terão visibilidade reduzida; será acionada uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores denunciar comentários irrelevantes ou fora de contexto; e, para além disso, as ferramentas de moderação começaram a ser atualizadas para ocultar automaticamente comentários de contas suspeitas ou com identidades falsas. Os criadores também poderão denunciar usurpadores diretamente nos comentários.
Embora estas medidas não visem diretamente conteúdos gerados por inteligência artificial, a Meta afirma que contas que abusem deste tipo de publicação serão igualmente abrangidas pelas novas regras.