Facebook e Instagram novamente na mira da Comissão Europeia

- Publicidade -

Europa está preocupada com a ineficaz proteção de menores no Facebook e Instagram.

A Comissão Europeia (CE) iniciou uma investigação contra o Facebook e Instagram, que são suspeitos de desenvolverem comportamentos de dependência em crianças e de não cumprirem as obrigações de verificação de idade. A informação foi avançada pelo comissário Europeu, Thierry Breton, que afirmou que:

“Não estamos convencidos de que a Meta tenha feito o suficiente para mitigar os riscos para a saúde física e mental dos jovens europeus nas suas plataformas, em linha com as obrigações do Regulamento Europeu dos Serviços Digitais (DSA)”.

Na verdade, esta é a sexta investigação formal lançada pela Comissão, e a segunda a visar diretamente a Meta, como parte desta nova legislação que entrou em vigor no ano passado para combater conteúdos ilegais online. O grupo de Mark Zuckerberg já tinha sido avisado em novembro sobre a proteção de menores, mas as suas respostas aos pedidos formais de Bruxelas não foram claramente consideradas tranquilizadoras.

A abertura de uma investigação “não prejudica o seu resultado”, sublinha a Comissão. O procedimento irá permitir ao executivo europeu continuar a acumular provas e a pressionar a Meta para melhorias. A Comissão está particularmente preocupada com “os riscos causados ​​pela conceção das interfaces do Facebook e Instagram, que podem explorar as fraquezas e a inexperiência dos menores e causar comportamentos viciantes”.

Facebook e Instagram podem contar com graves problemas

A CE considera insuficientes os esforços para “impedir o acesso de menores a conteúdos impróprios, em particular às ferramentas de verificação de idade utilizadas pelo Meta”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados