O Fábrica Vilar contempla a construção de um hotel com 31 quartos e de uma zona habitacional composta por 40 apartamentos.
Na zona onde outrora se ergueu a emblemática Fábrica Nacional de Bicicletas, no cruzamento das ruas do Bonjardim e de Raul Dória, o Porto prepara-se para receber um novo projeto urbano que alia memória e modernidade. A Teixeira Pinto & Soares (TPS) vai investir 20 milhões de euros na reabilitação deste quarteirão histórico, numa proposta que conjuga habitação e hotelaria, reposicionando um espaço marcado pelo passado industrial no presente dinâmico da cidade.
Com uma execução prevista para durar 26 meses, o projeto – batizado de Fábrica Vilar – contempla a construção de um hotel com 31 quartos e de uma zona habitacional composta por 40 apartamentos, maioritariamente T1 e T2. Para além disso, inclui o projeto MUSAS, uma reinterpretação contemporânea de um conjunto de edifícios em ruínas que dará lugar a um novo volume com 10 fogos habitacionais, entre T1 e T3, com piscina e áreas verdes, apostando em soluções arquitectónicas centradas no conforto e na qualidade de vida.
O desenvolvimento imobiliário será conduzido pela Década Paralela, uma empresa do grupo Latitude – que também integra a TPS – e pela Youropa Real Estate, uma estrutura com raízes luso-israelitas, fundada em 2020 por quatro sócios com experiência em investimentos imobiliários tanto em Portugal como em Israel. Já a conceção arquitectónica ficou a cargo do atelier Pablo Pita Arquitetos, com sede no Porto e reconhecido pelo seu trabalho de síntese entre funcionalidade e identidade local.