Antiga fábrica de vidro Covina dá lugar ao novo parque logístico da Panattoni

- Publicidade -

A antiga fábrica Covina dá assim lugar ao Panattoni Park Lisbon-City.

A Panattoni Ibéria deu início à construção do Panattoni Park Lisbon-City, um novo parque logístico que será erguido em Santa Iria de Azóia. Este projeto visa transformar um antigo complexo industrial num moderno espaço logístico, com uma área total de construção de 85.000 metros quadrados.

O terreno onde será erguido o novo parque logístico tem um forte peso histórico. A antiga fábrica Covina, que operou desde os anos 1940 no setor vidreiro, foi adquirida pela Saint-Gobain na década de 1960. Ao longo das décadas seguintes, a área foi associada ao desenvolvimento económico da região, com a construção de infraestruturas residenciais e comunitárias para os trabalhadores da fábrica. Este legado é agora recuperado pela Panattoni, que procura dar um novo fôlego à zona, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a revitalização económica da região.

O Panattoni Park Lisbon-City será composto por três parcelas que, no total, terão uma área de 212.380m2. O desenvolvimento do parque ocorrerá em duas fases. A primeira fase, que começa este mês de fevereiro, incluirá três edifícios logísticos com uma área bruta locável de 52.590m2. Estes edifícios terão uma configuração modular, com espaços variando entre 6.000 e 52.000 m2, e oferecerão características como um pé direito de 11 metros, painéis fotovoltaicos, cais de carga e descarga, além de carregadores para veículos elétricos. A previsão é de que esta fase seja concluída e disponível para arrendamento até 2026.

A segunda fase, que se iniciará em meados de 2025, terá uma área bruta locável de 32.893m2, dividida por dois edifícios flexíveis com frações variando entre 5.000 e 33.000m2. Tal como a primeira fase, esses edifícios contarão com áreas de escritórios, zonas de lazer para os funcionários e mezanine, além das mesmas infraestruturas sustentáveis e ecológicas. A segunda fase poderá ainda incluir projetos Built-to-Suit, especialmente voltados para soluções de última milha e distribuição urbana. Espera-se que a entrega da segunda fase seja concluída após a entrega da primeira, também em 2026.

A Panattoni destaca a importância do projeto no que respeita à sustentabilidade e eficiência ambiental. O parque logístico será construído com foco na utilização de materiais recicláveis e em soluções de eficiência energética, com o objetivo de alcançar a Certificação Ambiental BREEAM, no nível “Excelente”. As construções terão uma redução significativa da pegada de carbono e integrarão soluções ecológicas, como a reutilização da água da chuva. Além disso, o projeto prevê a criação de mais de 200 postos de trabalho durante a construção, e, uma vez operacional, o parque terá capacidade para albergar cerca de 500 trabalhadores.

Com uma localização estratégica, o Panattoni Park Lisbon-City beneficia de excelentes acessos rodoviários, estando diretamente ligado à autoestrada A1, eixo que conecta Lisboa ao Porto e outras importantes cidades do país.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados