O EVO Brunch do Evolution Estoril traz showcooking, DJ e cocktails artesanais para animar os domingos em Cascais.
Aos domingos, na linha de Cascais, passou a haver um novo ponto de encontro. O EVOLUTION Cascais-Estoril lançou recentemente o EVO Brunch, um conceito que vai muito além do tradicional almoço inglês. É uma refeição que se transformou num evento gastronómico e social, com showcooking de carnes, DJ ao vivo e cocktails artesanais que reinventam todo o conceito e prometem agitar os domingos na Linha.
O Brunch decorre todos os domingos no restaurante The Kitchen, um espaço trendy, super elegante e, ao mesmo tempo, descontraído. O grande destaque vai para o showcooking de carnes e churrasco, preparado ao vivo numa cozinha aberta, que promete uma jornada bem diversificada por diferentes aromas, texturas e sabores. O Echo Boomer não resistiu e, claro, fomos experimentar.
A ideia é proporcionar aos clientes, com foco especial nos visitantes locais e não apenas os guests do Hotel, mais do que um buffet: um brunch que seja uma junção de pequeno-almoço e almoço, com tudo o que é característico de ambos. Pode ser uma surpresa para alguns, mas trata-se de um conceito emergente que a ganhar cada vez mais adeptos. De facto, o EVO Brunch foi pensado para ser uma experiência interativa e personalizada. O que significa? Os hóspedes são convidados a circular livremente pela cozinha aberta, uma característica única que permite observar a equipa de chefs em ação e, inclusive, interagir com eles.
Para os grandes amantes de café, uma ótima máquina de café expresso, que pode ser usada em self service, está à disposição, assim como outros produtos associados a um pequeno almoço diversificado, nessa zona circulatória da cozinha. Uma ideia que achámos brilhante e que tem um impacto muito positivo na experiência.
“O cliente pode entrar, andar aqui um bocadinho à vontade e também experienciar o ambiente de cozinha. E também consegue assistir, de facto, à preparação de tudo”, explica-nos Tiago Mota, o diretor geral.
Assim que entrámos, deparámo-nos com uma oferta gastronómica vasta e diferenciadora, focada em produtos que se destacam pela sua frescura.
A primeira nota importante vai desde logo para as carnes e o churrasco: a alma e coração deste EVO Brunch. Como nos contou Tiago Mota, “as carnes vão sendo diferentes todos os domingos. No forno, temos hoje um género de entrecosto de costela; também temos magret de pato e um churrasquinho de frango”.
É, também, possível grelhar peças a pedido, caso o cliente assim queira, embora não seja necessário, pois estão sempre a sair peças para o grelhador, situado ali bem perto, mas no exterior, e as carnes acabadas de fazer estão a entrar continuamente, para recomporem a travessa.
Outro aspeto interessante é a ideia das estações interativas. Para além das carnes cozinhadas no forno, trinchadas no momento, e dos grelhados, existem várias estações por onde os clientes se podem ir abastecendo livremente de comida, tanto quanto desejarem.
Logo a começar, há uma seleção de produtos frescos e saudáveis. No início, temos a zona de saladas, quer simples quer compostas, cenoura crua, pepino e azeitonas pretas. As tostas guarnecidas com húmus e outros patés não podiam faltar. Frutas, como uvas e morangos, presunto, paio, queijos e algumas compotas à discrição não podiam faltar…
Depois, existem pratos e acompanhamentos quentes. Quanto a peixe, este Brunch apresentou-se com a Sardinha Panada (um pitéu muito apetitoso) e, no marisco, o famoso Camarão à Guilho. Em matéria de guarnições, a variedade é maior, desde o puré de milho, arroz, batatas gratinadas (deliciosas, por sinal).
Mas um bom Brunch quer-se com bebidas à discrição, sejam vinhos, sumos ou um bom cocktail. Além de uma garrafeira refrigerada no meio da sala, à entrada há um pormenor castiço que dá brilho e dinamismo a este Buffet: um carrinho de bebidas adornado com vegetais (o logotipo do Tito’s Handmade Vodka chama logo a atenção) e a presença de uma equipa de bartenders, disponíveis para preparar cocktails artesanais ao vivo.
Em matéria de cocktails, a oferta estende-se a alguns clássicos ótimos para acompanhar o Brunch, como refere Tiago Mota: “Incluímos vários cocktails, sejam mimosas, sejam bellinis… Também temos o Bloody Mary, feito no momento”. Cálices e copos, dispensadores de sumos naturais, tudo está à disposição, num adorno impecável. Quem quiser uma bebida específica, como um cocktail, basta pedir a um dos funcionários.
Yabin Hernandez, um dos bartenders, explica-nos o processo da famosa Mimosa, o cocktail que leva partes iguais de sumo de laranja e espumante (neste caso, a marca da casa, o Divai Selection, Herdade dos Casarões, Alentejo): “A decoração sempre tem que fazer sentido com a nossa bebida… Desidratamos a casca da laranja por 24 horas… depois trituramos… e fica um pó. Depois de decorarmos com esse pó, gelamos o copo.”
Na zona de doçaria do EVO Brunch, a atração é irresistível. Há um pouco de tudo. Granola saudável, morangos, mini pastéis de nata, waffles, mini panquecas, quadrados de bolo de chocolate, para acompanhar com compotas e toppings vários.
Evidentemente, o acompanhamento que salta à vista e domina o centro das atenções é a fonte de chocolate gigante, onde os clientes se podem abastecer e demolhar as doçarias como muito bem entenderem; um ótimo chocolate derretido, vertendo continuamente e em abundância, do qual é difícil afastarmo-nos.
Há, ainda, uma profusa quantidade de doçaria especial, desde a Tarte Gelada com Frutos Vermelhos, passando pelo Creme de Chocolate com Azeite e Tosta (uma surpreendente combinação), até à deliciosa Tarte de Mousse de Maracujá. No meio de tudo isto, a energia é garantida por um DJ ao vivo. Integrado, a bem dizer, no próprio Buffet e vestido a rigor com um fato de chef, este DJ “cozinha só música”, criando uma atmosfera descontraída e festiva.
Segundo os responsáveis do EVO Brunch, o objetivo é claro: “reformular o conceito de Brunch, com a marca Evolution, oferecendo algo único que nos distingue de outras unidades hoteleiras.”
Trata-se de uma filosofia que aposta em três vertentes. A primeira é a reinterpretação de clássicos. Pratos conhecidos são apresentados de forma inovadora: “Não vamos oferecer aquilo que já é sobejamente conhecido, um ovo mexido, um bacon… Porque não, antes, reinterpretá-los?”, disse-nos Tiago Mota. E assim aparecem os Ovos Benedict, neste caso, servidos dentro de um pequeno croissant.
Outro aspeto é o foco no cliente local: “O nosso foco máximo é o cliente local, um cliente de fora que possa vir aqui passar um ótimo domingo, ouvir uma boa música, provar boa comida, relaxar com um ótimo serviço.”
O terceiro aspeto, e não menos importante, é mesmo o serviço. O EVO Brunch, como constatámos, assenta num conceito de Serviço Descontraído mas Atento, que a equipa promove estabelecendo uma interação próxima com os clientes: “Nos dias de hoje, não podemos pensar num restaurante como apenas um lugar aonde as pessoas se dirigem para comer… Temos de tornar o serviço muito mais descontraído, o que não significa que falte atenção ao detalhe e ao cliente.”
Para prolongar a experiência de descontração, o EVO Brunch oferece uma vertente de SPA, que permite ao cliente degustar ótimos vinhos, espumantes e cervejas. A garrafeira do hotel, abastecida com apoio de grandes garrafeiras locais, parece ser de bom tamanho e com boa diversidade. Os apreciadores de bons vinhos ficarão impressionados, isso é certo. O diretor geral aponta: “Temos aqui a maior coleção de champanhe de Cascais… desde vinhos do Douro, Alentejo, de Espanha, Argentina, também.”
O EVO Brunch posiciona-se, assim, como uma opção sofisticada e animada para celebrar o fim de semana e uma experiência que une a tradição do churrasco a propostas mais arrojadas, animadas pela irreverência de um DJ e com a arte da cozinha aberta e o requinte dos cocktails artesanais. Se tiverem oportunidade, experimentem.
O EVO Brunch do EVOLUTION Cascais-Estoril está disponível todos os domingos, das 12h30 às 15h30, por 45€ por pessoa, preço que inclui as bebidas do menu de cocktails, vinhos, cerveja, sumos naturais e águas aromatizadas.