De realçar que o estudo em questão foi solicitado, e pago, pela própria Microsoft.
A Microsoft divulgou recentemente informações sobre a atualização do Windows 11, focando na compatibilidade de aplicações e nas novas funcionalidades da versão 2024 LTSC. Simultâneamente, a empresa publicou um vídeo no canal Microsoft Mechanics no YouTube a detalhar as melhorias no Windows 11 24H2, incluindo o desempenho em comparação com o Windows 10.
Com base nesse estudo realizado pela Principled Technologies, encomendado pela própria Microsoft, o Windows 11 demonstrou ser consistentemente mais rápido que o Windows 10 em diversas áreas. O estudo observou melhorias significativas na autonomia, capacidade de resposta do sistema e desempenho geral em portáteis com Windows 11 Pro e processadores Intel Core i5 ou i7.
O estudo realça a capacidade do mais recente sistema operativo da empresa de executar tarefas comuns e aplicações intensivas de forma mais eficiente, com maior duração da bateria e sem comprometer a temperatura do dispositivo. A virtualização baseada em segurança (VBS) também apresenta um menor impacto no desempenho do sistema.
Estudo afirma que Windows 11 chega a ser 246% mais rápido que a versão anterior
Os resultados do estudo da Principled Technologies indicam uma vantagem de desempenho do Windows 11 que varia entre 18,8% e 246,2% em relação ao Windows 10. Estes números surpreendem, considerando que testes independentes realizados por outras entidades revelaram diferenças de desempenho menos significativas, raramente atingindo dois dígitos.
É importante notar que o estudo da Principled Technologies utilizou diferentes dispositivos para comparar os dois sistemas operativos, o que pode comprometer a validade das conclusões.