Estudo revela que híbridos plug-in poluem muito mais do que o anunciado

- Publicidade -

Estudo denuncia discrepância entre dados oficiais e emissões reais, revelando que os híbridos plug-in poluem quase tanto como os carros a combustão.

Surpresa, e desilusão para quem via nos híbridos plug-in uma ponte “verde” entre os motores de combustão e os veículos 100% elétricos. Um novo estudo da ONG Transport & Environment (T&E) revela que esses modelos são muito menos ecológicos do que se pensava, emitindo apenas 19% menos CO₂ do que os carros a gasolina ou gasóleo, muito longe da redução de 75% proclamada pelas autoridades europeias.

“É um verdadeiro escândalo ver tamanha diferença entre os números oficiais e as emissões reais”, afirma Yoann Gimbert, coautor do estudo. De acordo com os dados revelados, a discrepância aumentou nos últimos anos já que em 2023, os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) emitiram quase cinco vezes mais CO₂ do que os valores declarados. Na prática, o comportamento dos condutores é um dos grandes responsáveis. Apesar de poderem circular vários quilómetros em modo 100% elétrico, apenas 27% das viagens são feitas sem recurso ao motor a combustão, muito abaixo dos 84% previstos pela União Europeia. E mesmo quando operam em modo elétrico, os motores convencionais são frequentemente acionados em subidas ou acelerações, resultando numa média de 68g de CO₂ por quilómetro, nove vezes mais do que o esperado.

As consequências económicas desta discrepância são significativas. A T&E estima que fabricantes como BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz terão evitado cerca de 5 mil milhões de euros em multas entre 2021 e 2023 graças a estas medições generosas. E apesar das promessas da Comissão Europeia de rever os métodos de cálculo, o lobby automóvel alemão tem feito pressão para impedir mudanças substanciais, e simultaneamente, tenta adiar a proibição da venda de veículos a combustão, prevista para 2035.

Mais do que um debate técnico, o estudo reacende a questão de que os híbridos plug-in serão mesmo uma solução de transição sustentável ou apenas uma ilusão verde bem disfarçada?

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados