Estúdios japoneses exigem que a OpenAI cesse utilização indevida dos seus jogos no Sora 2

- Publicidade -

A associação CODA acusa a OpenAI de recorrer a material protegido de empresas como a Square Enix e a Bandai Namco no treino do modelo de vídeo Sora 2.

A Content Overseas Distribution Association (CODA), entidade japonesa dedicada à proteção de direitos de autor, apresentou um pedido formal à OpenAI para que interrompa o uso não autorizado de obras pertencentes às empresas que representa no treino do modelo de vídeo Sora 2.

A associação, criada em 2002 com o apoio do Ministério da Economia e da Agência dos Assuntos Culturais do Japão, representa editoras e produtoras como a Square Enix, a Cygames, a Bandai Namco e a Kadokawa Corporation. De acordo com a CODA, vários conteúdos gerados pelo Sora 2 mostram semelhanças diretas com produções japonesas, o que indicaria a utilização de material protegido no processo de aprendizagem automática.

Em comunicado, a organização adverte que a replicação de obras durante o treino de modelos de inteligência artificial pode configurar uma violação de direitos de autor. “Em casos como o do Sora 2, em que obras específicas protegidas por direitos de autor são reproduzidas ou geradas de forma semelhante, a CODA considera que o ato de replicação durante o processo de aprendizagem automática pode constituir infração de direitos de autor”, refere a associação.

A CODA contesta ainda o sistema de exclusão posterior adotado pela OpenAI, argumentando que a lei japonesa exige autorização prévia para qualquer utilização de material protegido. Defende, por isso, que o modelo Sora 2 deve ser impedido de recorrer a conteúdos pertencentes às suas associadas e que a empresa norte-americana deve responder formalmente às queixas de possíveis infrações apresentadas no Japão.

O Sora 2 foi lançado pela OpenAI a 30 de setembro de 2025. Dias depois, o diretor executivo Sam Altman afirmou que a empresa pretende permitir aos detentores de direitos definir de forma mais precisa como as suas criações podem ser usadas ou bloqueadas. Nessa declaração, reconheceu também “a importância da criatividade japonesa” e o impacto internacional da sua produção audiovisual e interativa.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados