Escola 360 vem revolucionar a gestão dos dados dos alunos

- Publicidade -

O Escola 360 chega este ano letivo com um piloto que já se estende a cerca de 150 escolas e que vai abranger 38.000 alunos de norte a sul do país. O projeto está integrado no Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa – SIMPLEX, é promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e tem como objetivo centralizar numa só plataforma todos os módulos que suportam a gestão de alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário. A solução que suporta o sistema foi desenvolvida pela Novabase.

O Escola 360 permite às escolas e organismos da administração educativa gerirem de forma segura e fiável todo o ciclo de vida do aluno, proporcionando uma visão imediata do seu percurso, melhorando a articulação entre os vários atores no sistema educativo, desmaterializando e uniformizando processos, mas mantendo a unicidade de cada escola, viabilizando uma gestão mais eficiente do sistema escolar.

Por outro lado, serve de suporte à monitorização do sistema educativo, uma vez que permite construir um repositório de conhecimento e gestão do percurso completo do aluno, com informação em tempo real, que possibilitará acompanhar os resultados do sistema e atuar com políticas educativas consubstanciadas em dados de contexto atualizados e disponibilizar às escolas informação consolidada que permita a monitorização do processo educativo.

Ao mesmo tempo, a nova plataforma permite a redução de uma multiplicidade de aplicações de gestão escolar nas escolas, o que constitui um entrave à uniformização de processos e gera ineficiências na alocação de recursos.

Já do ponto de vista dos encarregados de educação, o Escola 360 disponibiliza um conjunto de serviços online, reduzindo a necessidade de utilização de formulários em suporte físico e de deslocações às secretarias escolares, contribuindo para uma maior simplificação e transparência de processos e o incremento da eficácia e da eficiência da sua interação com a Escola.

Depois de testado o piloto, estarão reunidas as condições para a universalização do acesso à plataforma Escola 360, abrangendo perto de um milhão de alunos, do universo dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas tuteladas pelo Ministério da Educação. No global, beneficiará cerca de um milhão e quinhentos mil utilizadores entre pessoal docente e não docente, diretores escolares, colaboradores dos serviços da administração educativa e encarregados de educação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados